Foto Paulo Paiva/ DP
Condutores parceiros do aplicativo Uber ameaçam realizar protesto contra a empresa, em Cuiabá (MT). Eles reivindicam a implantação da ‘tarifa dinâmica’ na capital mato-grossense, única que não tem o modelo de cobrança no Brasil.
A manifestação é organizada em grupos de WhatsApp com pedidos para que os condutores fiquem “off” até que a empresa atenda a reivindicação. De acordo com áudios vazados, eles pretendem pegar apenas corridas particulares, quando o passageiro chama o veículo pelo número do telefone, sem ser através do aplicativo.
“Eles estão metendo a mão no nosso bolso, então a gente tem que meter a mão no bolso deles também. Vamos nos unir a galera, se todo mundo ficar off os caras vão arrepiar, eles não são doidos, eles gostam de dinheiro”, disse.
Ainda cobram mais união da categoria e diz que os motoristas parceiros do Uber devem fazer protestos como os taxistas. “Taxista vai para rua, quebra carro de Uber. Joga pedra na casa do prefeito e eles conseguem o que querem”, afirmou.
De acordo com um dos condutores, a única coisa que eles querem, é que Cuiabá seja tratada como as outras capitais do Brasil, onde tem o aplicativo. “Em Cuiabá não tem e todos Estados, que eu saiba, tem a tarifa dinâmica. Será que eles estão achando que aqui é terra de índio? Alguém deve ter falado para eles ‘em Cuiabá, os caras gostam de trabalhar de graça’”, reclamou.
Segundo a categoria, a tarifa dinâmica existe no Brasil inteiro e é o que dá uma ajuda para aumentar os ganhos.
Preço dinâmico
A assessoria de imprensa da Uber informou ao Circuito Mato Grosso que o preço dinâmico é ativado por um algorítmico, que identifica quando a demanda de passageiros aumenta mais do que a oferta de carros. Ainda de acordo com a assessoria, o preço dinâmico é ativado automaticamente pela programação do aplicativo. Ele serve para equilibrar a demanda e oferta, além de incentivar os motoristas a estarem disponíveis.
O Uber cita o exemplo de situações em que o número de passageiros pode aumentar, como após o fechamento de bares no sábado à noite ou durante uma tarde chuvosa. Em situações como esta, quando o número de passageiros aumenta, o aplicativo ativa automaticamente o preço dinâmico. Quando a oferta de transporte sobe, o preço volta rapidamente ao normal.
Ouça os áudios