Um caminhoneiro foi preso após tentar fugir da fiscalização e ser flagrado transportando mais de 20 m³ de madeira ilegal, no km 156 da BR-153, em Araguaína, norte do Tocantins. O flagrante aconteceu por volta das 22h de sábado (11).Os agentes pediram a documentação do condutor do caminhão e da carga para fiscalização. Segundo a PRF, eles checaram as informações junto ao banco de dados da PRF, da Secretaria da Fazenda e dos órgãos ambientais, e perceberam que a documentação da carga de madeira era na verdade de uma nota fiscal e uma Guia florestal de 2013. Conforme a PRF, ambos documentos correspondiam a mais de 20 m³ de madeira, enquanto a verdadeira nota fiscal discriminava um total de 39,516 m³.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os agentes solicitaram ao motorista de 40 anos para que parasse, mas ao invés disso ele continuou e foi perseguido pelos policiais, sendo abordado a alguns quilômetros da base da PRF. A idetidade dele não foi reveladaA carga era composta por 16,38 m³ de copaiba e 4,2 m³ de tatajuba (amarelão), árvores típicas da região amazônica. De acordo com a PRF, o material saiu do Pará e tinha como destino Araras, no interior de São Paulo.
O caminhoneiro foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Araguaína, onde prestou depoimento e foi autuado por crime ambiental e falsificação de documentos públicos. A carga de madeira e o veículo foram apreendidos e também levados para a delegacia.
G1