Fotos: Internauta
Com Jefferson Oliveira
Policiais militares foram acionados para conter internos do Complexo Pomeri que ameaçavam agentes socioeducativos com uma arma artesanal na manhã desta quarta-feira (31). Segundo os agentes o princípio de motim começou por volta das 10h30min quando assistiam uma aula.
As primeiras informações são de que houve uma briga dentro da sala de aula. Os agentes ao querer fazer o remanejamento dos presos os dois adolescentes identificados como W.C.R., 15 e M.H.S.,16 se recusaram a acatar a ordem dos agentes. Os internos começaram a tacar pedra, água e fezes nos agentes e colocaram um portão na porta da cela.
Ao perceber que os menores estavam com um pedaço de pau com uma ponta e em posse de uma faca de serra, os agentes fizeram disparos de arma anti-motim para o chão para controlar a ação dos infratores. Quando entraram na cela, os menores ainda resistiram a prisão e feriram um profissional do sistema socio educativo identificado como André na mão esquerda.
Depois de muita resistência dos menores, os agentes conseguiram imobiliza-los. Após serem algemados, os menores infratores ainda ameaçaram os agentes de morte, dizendo que quando saíssem da unidade prisional, encontraria os agentes na rua e desceria bala neles. Eles foram encaminhados ao Cisc Planalto para serem ouvidos, e em seguida serem levados ao Pomeri, onde permanecerão apreendidos.
No Pomeri ouve um princípio de tulmuto por parte dos infratores devido a saída dos dois menores, foi nescessário uso de arma de elastômero para controlar a situação segundo um agente, e no momento a situação está sob controle na unidade.