Esportes

Motéis querem virar meios de hospedagem para atender turista na Copa

 
Dessa forma, o país ganharia mais 1.000 leitos para receber turistas durante o evento, calcula o diretor administrativo da Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), Antônio Carlos Morilha.
 
"Os leitos dos motéis seriam uma alternativa para desafogar a rede hoteleira, que estará superlotada durante a Copa", diz.
 
Se  forem reconhecidos como meios de hospedagem, os motéis ganhariam classificação por estrelas, redução de impostos e acesso a linhas de crédito do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), segundo Morilha.
 
"Hoje, o setor precisa bancar por conta própria a construção, a reforma e a compra de equipamentos. O acesso a linhas de créditos com juros menores e prazos maiores iria impulsionar o mercado", diz.
 
Espera-se que 600 mil estrangeiros e mais de 3 milhões de turistas nacionais viajem pelo Brasil durante a realização da Copa do Mundo de 2014, segundo estimativa do Ministério do Turismo.
 
Proposta exige mudança na Lei do Turismo
A proposta para inclusão dos motéis no Cadastur (sistema de cadastro de empresas e prestadores de serviço na área do turismo) já foi apresentada pela ABMotéis ao Ministério do Turismo.
 
Para que isso ocorra, no entanto, seria necessário modificar a Lei Geral do Turismo (11.771/2008), segundo o ministério.
 
"Antes de qualquer alteração dos normativos [da lei], o tema deve ser amplamente debatido em espaços como a Câmara Temática de Legislação, Conselho Nacional de Turismo, audiências e consultas públicas", informa o ministério, em nota.
 
Motéis precisarão de adaptações
Para terem o reconhecimento como meios de hospedagem, no entanto, os motéis terão de se adaptar.
 
A proposta da ABMotéis prevê, entre outras coisas, que os estabelecimentos façam o check-in do cliente (como em um hotel), desativem canais pornográficos, tirem produtos eróticos dos quartos e incluam o café da manhã na diária.
 
"Estamos elaborando uma cartilha para donos de motéis e clientes, para que eles também evitem acidentes com crianças em suítes com sauna ou piscina", diz Morilha.
 
Segundo ele, a entrada de menores de idade só será permitida na companhia dos pais.
 
"Na prática, muitos motéis já trabalham com diárias de 24 horas. O que queremos é regulamentar isso e incluir esses estabelecimentos no Cadastur."
 
A adesão dos motéis ao Cadastur será facultativa, segundo Morilha. Para os estabelecimentos que não tiverem interesse em aderir, nada muda.
 
Uol

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos