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Mortes na BR-163 têm queda de quase 20%; duplicação da via e campanhas de alerta são fatores

Levantamento realizado pela Nova Rota do Oeste aponta que o número de mortes registradas na BR-163/364 despencaram quase 20% no acumulado dos 10 primeiros meses de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Em números absolutos, foram 92 óbitos contabilizados neste ano contra 119 no ano passado.

O diretor de operação e tecnologia da Nova Rota, Wilson Ferreira, pontua que a queda é reflexo de fatores como as obras de retomada da duplicação da rodovia, de Cuiabá a Sinop, e as ações de conscientização no trecho sob concessão, especialmente as realizadas com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), como a campanha Pare Pela Vida, realizada na Serra de São Vicente e Rondonópolis, e a Dois Pontos, em Sinop.

“Acreditamos que temos um motorista mais consciente sobre a importância da direção defensiva e da manutenção do veículo, por meio da campanha Pare Pela Vida, que faz uma abordagem humanizada dos condutores e aponta inloco todos os problemas existentes nos veículos, especialmente relacionados aos freios. E em Sinop, onde as colisões traseiras são muito recorrentes, temos a ação Dois Pontos, que orienta sobre a distância mínima a se trafegar do veículo à frente”.

Os números demonstram que o avanço da duplicação da BR-163 também contribuiu para a queda de mortes no trecho sob concessão. Segundo o estudo, o trecho de 86 quilômetros de Diamantino a Nova Mutum, onde iniciaram as obras em 2023, apresentou uma redução de 84% entre os anos. De janeiro a outubro de 2023, foram registrados 19 óbitos. No mesmo período deste ano, foram três casos. Na região, já foram entregues mais de 30 quilômetros de pista duplicada e a conclusão da obra está prevista para dezembro deste ano.

“Embora o trecho mencionado represente apenas uma amostragem dos casos atendidos na rodovia, o monitoramento demonstra uma redução importante. Ainda assim, a segurança viária envolve muitos outros elementos e a participação do motorista, por meio da prática de direção defensiva e respeito à legislação, é sempre um fator indispensável”, pontua o diretor.

As colisões frontais, laterais e traseiras são apontadas como os tipos de ocorrências mais letais no trecho de 850,9 quilômetros sob concessão, de Itiquira a Sinop. Os dados registram ainda uma redução de 14% na quantidade de pessoas feridas.

Com a retomada da duplicação e investimentos no trecho sob a concessão, a Nova Rota conta com cinco contratos em andamento na BR-163 e Rodovia dos Imigrantes. Os serviços tiveram início em 2023, após o Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par, assumir a responsabilidade pela Concessionária e realizar um aporte financeiro de R$ 1,6 bilhão.

As frentes de duplicação abrangem o trecho norte da BR-163, de Diamantino a Sinop, e o segmento de Cuiabá, na Rodovia dos Imigrantes (BR-070).

João Freitas

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