Política

Morte de Eduardo Campos repercute no cenário político

 
 
 
 
 
Veja o que disseram sobre a morte do político de 49 anos:
 
Silval Barbosa – Governador de Mato Grosso
“Trata-se de uma perda muito triste para o Brasil. Eduardo Campos era um líder muito jovem e representava um segmento importante no cenário político nacional.”
 
Lúdio Cabral (PT) – Candidato ao Governo de MT, no facebook
“É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento do presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE) na manhã dessa quarta-feira (13), em um acidente aéreo na cidade de Santos, em São Paulo. Representante da nova geração de políticos do Brasil, a trágica perda entristece profundamente o país. Solidarizo-me à família, amigos e correligionários. Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte o coração das famílias de todas as vítimas do acidente. Perde a democracia, perde a política e perde o Brasil.”
 
José Geraldo Riva (PSD)  – Candidato ao Governo de MT, no facebook
“Meus sinceros sentimentos à família de Eduardo Campos. O Brasil perdeu uma grande força política e acima de tudo um cidadão de garra, brasileiro, nordestino e pai.”
 
Pedro Taques (PDT) – Candidato ao Governo de MT, no facebook
“Foi com pesar que recebi a informação da morte do candidato à Presidência da República e atual presidente do Partido Socialista Brasileiro, Eduardo Campos. 
Tive o privilégio de conhecê-lo. Me apoiou quando fui candidato ao Senado e continuou leal quando disputei a presidência da Casa, no ano passado. Foi um grande entusiasta das mudanças para o Brasil. Em Brasília, tivemos boas conversas sobre perspectivas para o futuro do país e dos estados do Centro-Oeste e Nordeste.
Eduardo estava muito animado com a campanha. Tratava a possibilidade de ser presidente com muita seriedade e responsabilidade. Como grande estadista que era, gostava de valorizar as transformações na educação e economia de Pernambuco durante sua gestão.
Tristemente, Eduardo nos deixa num 13 de agosto, mesmo dia que perdemos, em 2005, Miguel Arraes, seu avô e grande político brasileiro. 
Meus sinceros respeitos à família Campos e ao povo pernambucano”.
 
Dilma Rousseff, presidente da República
"O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro. Neto de Miguel Arraes, exemplo de democrata para a minha geração, Eduardo foi uma grande liderança política. Desde jovem, lutou o bom combate da política, como deputado federal, ministro e governador  de Pernambuco, por duas vezes. Tivemos Eduardo e eu uma longa convivência no governo Lula, nas campanhas de 2006, 2010 e durante o meu governo. Estivemos juntos, pela última vez, no enterro do nosso querido Ariano Suassuna. Conversamos como amigos. Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas sempre seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência. Foi um pai e marido exemplar. Nesse momento de dor profunda, meus sentimentos estão com Renata, companheira de toda uma vida, e com os seus amados filhos. Estou tristíssima. Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas desta tragédia. Decretei luto oficial de 3 dias em homenagem à memória de Eduardo Campos. Determinei a suspensão da minha campanha por 3 dias."
 
Aécio Neves (PSDB), candidato a presidente
“É com imensa tristeza que recebi a notícia do acidente que vitimou o ex-governador e meu amigo Eduardo Campos. O Brasil perde um dos seus mais talentosos políticos, que sempre lutou com idealismo por aquilo em que acreditava. A perda é irreparável e incompreensível. Neste momento, minha família e eu nos unimos em oração à  família de Eduardo, seus amigos e a milhões de brasileiros que, com certeza, partilham a mesma perplexidade e pesar.”
 
Pastor Everaldo (PSC), candidato a presidente 
"É com muita dor que perdi um amigo. Eduardo Campos era, além de tudo, uma pessoa de bem, um pai de família, um cidadão brasileiro que teria muito a contribuir com a democracia brasileira neste momento. Estive com ele, na semana passada, e pude perceber o comprometimento dele com o País. Meus pêsames à família, aos amigos e que Deus conforte a todos."
 
Michel Temer (PT), vice-presidente da República
"Não há palavras para descrever a tragédia que hoje se abateu sobre a política brasileira. Eduardo Campos era um político de princípios e valores herdados de sua família e levados com dignidade e honra por toda sua trajetória no Parlamento e no Executivo. Assim como todo o país, estou chocado com esse acidente e com as perdas para amigos e familiares. Que Deus dê conforto a seus filhos, a sua mãe, familiares e a tantos admiradores que deixou órfãos neste triste dia."
 
Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República
"Nesse momento de comoção, me associo à dor da esposa de Eduardo Campos, Renata, de seus filhos, de toda a sua família, de todos os seus amigos e correligionários. Tive o privilégio de conviver com ele no governo do presidente Lula e a sua capacidade de trabalho, mas sobretudo, de fazer amigos, e sua capacidade de sedução, sempre foram marcas muito profundas de sua personalidade. Desejo muita força à Renata e a toda família por essa perda dolorosa."

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões