Esportes

Morro do Santo Antônio pode virar atração turística para a Copa

De autoria do deputado Zeca Viana (PDT), que pretende colocar o morro como atração turística de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, a proposta foi discutida em Audiência Pública para viabilidade nesta segunda-feira (15) pela comunidade de seu entorno. Outra finalidade de transformar o local em ponto turístico é levar alternativas de emprego e renda para a região.
 
O Morro do Santo Antônio foi tombado como Monumento Natural do Estado em 2006. Localizado no município de Santo Antônio de Leverger (a 35 de Cuiabá), o local se tornou uma unidade de conservação com potencial turístico e cultural. Contudo, durante os últimos sete anos, esse potencial não foi empreendido em benefício da comunidade local. 
 
Ao requerer a Audiência Pública, Zeca Viana explicou que a ideia é de fomentar a cultura local. “Não vou medir esforços para ajudar a viabilização deste projeto, pois percebo que é um desejo profundo da comunidade presente nesta audiência”. De acordo com o deputado a intenção é aumentar o número de turistas que possam contemplar as belezas naturais do local. “Além disso, desfrutar de ambientes agradáveis com banheiro, água, passarelas seguras e adquirindo produtos e artesanatos de qualidade produzidos pelos próprios moradores. Essa ideia precisa se tornar realidade”.
 
A ideia a que o deputado se refere já está materializada em um projeto arquitetônico da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e que foi apresentado na audiência pública pelo coordenador de Unidades de Conservação da Sema, Alexandre Batistella. “O projeto foi elaborado por uma das maiores empresas do setor. Trata-se da mesma empresa que fez o projeto de uso público do Parque de Foz do Iguaçu (PR), de Fernando de Noronha(PE), Floresta da Tijuca (RJ)”, esclareceu.
 
O projeto visa a implantação de trilhas calçadas, praças de descanso, pontes e 4 mirantes e um Centro de Atendimento ao Turista com recepção de informação e banheiros. “Toda a infraestrutura será feita de material ecológico e ferro, para prevenir estragos com queimadas”.
 
Atualmente, 7 trilhas mal planejadas e sem nenhum tipo de segurança são utilizadas com muita frequência por usuários. Lixo, pichação e focos de incêndio criminoso são consequências desse uso sem fiscalização. A audiência pública na Comunidade Morrinho presidida pelo deputado estadual Márcio Pandolfi, que destacou a falta de comprometimento do Governo do Estado com comunidades com potencial tão evidente como a região do Morro de Santo Antônio.
 
Pandolfi ainda destacou que é possível incluir o projeto nos recursos destinados a Copa de 2014. “O Morro de Santo Antônio é um gigante adormecido que precisa ser mais conhecido. Esse projeto está bem estruturado e é uma indústria limpa. Dinheiro para isso o Governo do Estado tem, não adianta o falar o contrário”. O projeto arquitetônico está orçado em aproximadamente R$ 800 mil.
 
O senador Pedro Taques se comprometeu em buscar junto ao Governo Federal recursos para viabilizar a implantação do projeto. "Hoje discutimos o futuro desta cidade. O Morro de Santo Antônio faz parte do viver cuiabano, está dentro de nós. Ninguém terá prejuízo com este projeto, ninguém vai perder sua propriedade”, garantiu o senador Pedro Taques.
 
O presidente da União das Associações do Município, Luis Souza, o Padre, destacou que realmente a comunidade estava reticente em relação ao projeto por não conhecer o seu teor. “Mas as explicações das autoridades e do técnico da Sema mostraram que esse é um projeto sério e tem todo o nosso apoio. Esse é o melhor presente que essa comunidade poderia ter”.
 
O coordenador da Secretaria de Estado Desenvolvimento e Turismo, Geraldo Lúcio, representou a secretária Estadual de Turismo, Tetê Bezerra, e se disse surpreso com a dimensão do projeto.
 
Já o secretário-geral da Câmara Municipal de Cuiabá, Aparecido Alves, destacou a necessidade que o município tem de desenvolver novas fontes de geração de emprego e renda. O prefeito Valdir Ribeiro ressaltou a fase ruim pela qual passa o município, que atualmente está inadimplente com os governos do estado e federal. “Até com a Sema estamos inadimplentes”. Valdir se disse satisfeito por participar de um momento que classifica como histórico para Santo Antônio. “Passamos por uma fase ruim e o município somente sobreviverá com parcerias. Hoje, o Morro é a esperança do município. E tenho orgulho de estar participando deste momento em que a comunidade está se unindo para ser o grande parceiro do município”.
 
Também participaram da audiência os deputados João Malheiros e Emanuel Pinheiro; o chefe do Posto da Empaer, Edson Ribeiro; o vice-prefeito, Valdir Pereira; secretário municipal de Finanças, Toni Bicudo; secretária municipal de Saúde, Bethania Franco; secretário municipal de Cultura e Turismo, Creonildo Amorim; secretário municipal de Agricultura, Hamilton José; o irmão do ex-senador Jonas Pinheiro, Leôncio Pinheiro; gerente regional do Morro de Santo Antônio, Celso Arruda; representante da Secretaria de Estado de Cultura, João Carlos Vicente. Com informações da assessoria
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos