Política

Morro do Despraiado será última obra a ser entregue este ano

Após mais de dois anos o dilema envolvendo o Morro do Despraiado, na Avenida Miguel Sutil, deve chegar ao fim em outubro deste ano. O Governo anunciou a retomada das obras e prometeu a conclusão da barreira de contenção até o final deste ano. A encosta começou a ser trabalhada em outubro de 2014, mas ficou paralisado desde que o governador Pedro Taques (PDT) assumiu o governo e decretou a suspensão de todos os contratos em execução do Estado. O Executivo por meio do secretário de Cidades (Cecid), Paulo Brustolin, anunciou a retomada dessa e outras 14 obras da Copa, em Cuiabá.

O novo cronograma foi baseado em informações elaboradas pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid), as pastas de Fazenda (Sefaz) e de Planejamento (Seplan) concluíram os estudos para disponibilização dos valores durante reunião realizada na noite da última quarta-feira (13).  De acordo com o secretário Paulo Brustolin, titular da Sefaz, a Secid está habilitada para dar as ordens de serviços necessárias e estabelecer os cronogramas de pagamentos de acordo com as entregas e medições. 

“Estamos fazendo um esforço imenso para disponibilizar os recursos necessários. O fato de não estarem concluídas ou apresentarem necessidades para sua conclusão tem impacto no dia a dia da população, então o Governo do Estado está concentrado em solucionar isso”, afirma Brustolin.

Segundo o secretário Marco Marrafon, titular da Seplan, inicialmente serão disponibilizados R$ 50 milhões para retomada das obras de mobilidade urbana. “A expectativa é de que cada vez mais os valores sejam angariados e investidos na realização de obras e desenvolvimento de políticas urbanas que reflitam em melhorias”.

Cronograma

Conforme o documento, as obras de mobilidade que devem ser finalizadas este ano são: duplicação da Estrada da Guarita e da Rodovia Mário Andreazza, reestruturação asfáltica das vias do entorno da Arena Pantanal, Complexos Viários do Tijucal e da FEB, Trincheiras Trabalhadores-Jurumirim e Santa Rosa, além das obras de contenção do Morro do Despraiado, duplicação da avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) e ainda a implantação do sistema de iluminação em trechos entre Cuiabá e Várzea Grande que totalizam 16,1 quilômetros.

Das 10 obras a serem conclusas este ano, duas devem ser entregues até o mês de agosto. Sendo elas, a duplicação da Rodovia Mário Andreazza e a Trincheira Trabalhadores-Jurumirim.

Em setembro, a expectativa é entregar outras seis obras. Sendo elas, a duplicação da Estrada da Guarita, a pavimentação asfáltica do entorno do Complexo Arena Pantanal, os Complexos Viários do Tijucal e da FEB, a implantação do sistema de iluminação em Cuiabá e Várzea Grande e também a duplicação da Estrada do Moinho. 

Trincheira do Verdão

Em relação a Trincheira Verdão-Santa Isabel, o secretário Eduardo Chiletto afirma que o recebimento definitivo da obra ainda não foi feito e reforça que o governo estadual irá realizar fiscalização adequada junto à estrutura. Se necessário serem feitos reparos, o gestor destaca que a construção não será recebida pelo Executivo até que os ajustes sejam finalizados.

As últimas obras a serem entregues em 2015 serão a Trincheira do Santa Rosa e o Morro do Despraiado. A expectativa é de que a conclusão das estruturas aconteça em outubro.

Obra milionária agora está alagada e em risco

 

Ulisses Lalio

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões