As imagens impressionantes mostram Andrews se arrastando por alguns metros no asfalto do circuito urbano – um dos mais rápidos do mundo, com velocidades superiores a 320 km/h. Na sequência, seu corpo se choca contra a calçada e é jogado para cima. Um helicóptero de resgate chegou ao local pouco depois, e fez o transporte do piloto ao hospital de Belfast (clique aqui e confira imagens do resgate).
Com passagens pelo Campeonato Britânico de Supersport e Mundial de Superbike, além de participações em provas de motocross e drift, Andrews já havia sofrido outras quedas graves em sua carreira. A pior delas foi no ano passado, quando ele sofreu múltiplas lesões ao cair durante as 24 Horas de Le Mans. Na ocasião, o piloto quebrou as duas pernas, um antebraço, um ombro e algumas costelas, além de ter um pulmão perfurado e três vértebras das costas fraturadas.
A North West 200 é um dos eventos de motociclismo mais populares da Irlanda do Norte e atrai cerca de 150 mil visitantes a cada ano. Desde 1939, 16 pilotos sofreram acidentes fatais, incluindo Simon Andrews. O acidente do britânico foi o segundo registrado na atual edição da prova. Na última terça-feira, o francês Franck Petricola, de 31 anos, sofreu uma colisão durante uma sessão de treinos livres, e continua internado em estado crítico.
Globo Esporte