Cidades

Moradores protestam contra a suspensão do atendimento noturno de Policlínica; Veja vídeo

Fotos e vídeo Sindimed/MT

Os moradores e lideranças comunitárias realizaram um ato em frente à Policlínica do Pedra 90, na manhã desta segunda-feira (5), contra o fechamento noturno da unidade, que atende cerca de 100 pessoas por dia. Caso o fechamento se concretize, os pacientes que procurarem a unidade durante a noite, precisaram se dirigir a UPA Pascoal Ramos para receber atendimento.

O Circuito Mato Grosso conversou com a presidente do Sindicato dos Médicos de Cuiabá (Sindimed) Eliana Siqueira, que estava no local. A médica explicou que o fechamento estaria previsto para ocorrer na noite desta segunda e que, por esse motivo, a população resolveu lutar para que isso não aconteça.

“Os moradores vieram aqui enfrente da unidade e protestaram contra o fechamento da Policlínica. Aqui fomos informados que os médicos e funcionários que faziam o atendimento já foram remanejados para a UPA, Ou seja, o atendimento aqui já está suspenso”, contou a presidente do Sindimed.

Segundo Eliana, as pessoas só deixaram de protestar após uma ligação da Coordenadoria Secundária de Saúde informando que o fechamento da Policlínica não aconteceria e que o funcionamento da unidade continuaria mesmo com a inauguração da UPA do Pascoal Ramos.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde de Cuiabá, a Prefeitura planejou e esta realizando reformas e reestruturações em várias unidades da capital e uma delas é a Policlínica no Pedra 90. Com o inicio do funcionamento da UPA Sul, no bairro Pascoal Ramos, a Secretaria de Saúde informou que fez um planejamento no sentido de viabilizar a reestruturação dessa unidade a fim de que a mesma (após essa reestruturação) possa ser utilizada para outro serviço de Saúde.

Confira na integra a nota enviada ao Circuito Mato Grosso.

Na verdade, a Prefeitura de Cuiabá/SMS de Saúde planejou e já vem realizando reformas e reestruturações em várias unidades da capital – das redes de Atenção Básica e Secundária. O objetivo é modernizar e melhorar os serviços prestados a população.

A unidade em questão, a Policlínica do Pedra 90, é uma unidade cujo prédio é bastante antigo e precisa passar por uma adequação física. Então, com o inicio do funcionamento da UPA Sul, no bairro Pascoal Ramos, a Secretaria de Saúde fez um planejamento no sentido viabilizar a reestruturação dessa unidade a fim de que a mesma (após essa reestruturação) possa ser utilizada para outro serviço de Saúde.

Essa reestruturação não irá interferir no atendimento de fisioterapia que permanecerá realizando o atendimento à população.

É importante lembrar que:

1. Não haverá qualquer prejuízo à população.

2. A UPA Sul, inaugurada recentemente e que iniciou seu efetivamente funcionamento nesta segunda-feira (4), tem capacidade para atender até 450 pacientes por dia. Sua equipe (completa formada por mais de 100 profissionais), entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, pessoal administrativo e outros, é suficiente para atender a demanda da população da regional Sul. 

3. Semana passada, os profissionais da unidade passaram por uma qualificação e esta apta a atender a população. 

4. As unidades de pronto atendimento funcionam 24 horas, sete dias por semana e resolvem grande parte das necessidades da população, ligadas as urgências e emergências, como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame. Possuem de 13 a 20 leitos de observação e tem capacidade para fazer pequenas cirurgias, além de serviços de raios-X, eletrocardiografia, pediatria e laboratório de exames.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Atualizada às 10h31)

Catia Alves

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.