Ahmad Jarrah
Uma ação foi iniciada na noite desta terça-feira (23) pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano do município de Cuiabá (MT) para orientar os mais de 150 moradores em situação de rua da Capital. Os agentes sociais iniciaram os trabalhos na região do Terminal Rodoviário da capital, onde vivem aproximadamente 20 moradores nessa situação.
Estão sendo realizadas visitas paliativas, para conversar com essas pessoas, no intuito de orientar dos perigos de se viver nessas condições. A intenção, de acordo com o coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Centro, Jucemar de Jesus Santos, é mostrar elas que existem meios para saírem deste local. “Caso elas aceitem o nosso auxilio, encaminhamos para uma casa de apoio da capital. É muito importe escutá-las, saber cada história, para fazer o melhor encaminhamento”, explica o coordenador.
Na ocasião, a equipe conversou com os moradores, que na maioria são usuários de drogas, e realizou o cadastro desses. “Esta ficha nos auxilia na estatística, pois ainda não conseguimos ter um controle deles. Cada dia estão em um lugar. Trabalhamos com probabilidades”, justificou Jucemar.
Após esta primeira etapa, que se abrange as orientações, a equipe volta até os locais para verificar se os moradores atendidos aceitam ser encaminhados para tratamento. “Fazemos várias tentativas, sem assustá-los, nem ferindo seus direitos de ir e vir. É uma ação que se restringem somente ao social”, finalizou o coordenador.
As ações continuam até o dia 30 de setembro pelos principais pontos críticos da capital, das 19h às 22h. A equipe deve percorrer várias praças, como a do Porto, Ipiranga.
Com Assessoria