Cidades

Moradores do São Gonçalo Beira Rio estão em alerta

Foto: Jefferson Oliveira

Um alerta para risco alagamentos nos bairros do entorno do Rio Coxipó, emitido na tarde de terça-feira (14) pela Defesa Civil de Cuiabá (MT), deixou em estado de atenção os moradores da comunidade do São Gonçalo Beira Rio, na Capital.

O Circuito Mato Grosso esteve na manhã desta quarta-feira (15) na comunidade e conversou com os moradores.  Para o seu Alinor Gonzaga da Rosa, 64, morador do bairro há 41, o rio como está já deixa preocupada a comunidade.

“Há tempos que o rio não enche tanto assim, e do jeito que está e se continuar chovendo, há sim risco do rio enchente. Nós torcemos que não aconteça, mas a situação já começa a preocupar”, disse Alinor.

Ele ainda acha que como a parte próxima a ponte já está cheia, na baixada já deve ter regiões alagadas. “Acredito que regiões como Santo Antônio, Praia do Poço, Barra do Aricá, já devem ter partes alagadas, pois lá é baixada e com o rio nesse nível, algumas áreas já devem ter enchido”, completou seu Alinor.

O senhor José Boreira, 62, lembra da enchente de 1995, quando cerca de oito mil pessoas ficaram desabrigadas e já teme uma nova enchente. “Temos que ficar em alerta. Em 95 teve enchente que todos os moradores saíram daqui, naquela situação foi feia para nós, mas com o nível da água subindo assim, já dá um medo de acontecer outra”.

O coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Zanetti, disse ao Circuito Mato Grosso que o nível do Rio Coxipó diminuiu de terça-feira a noite para a manhã desta quarta-feira, e informou que a Defesa Civil acompanha a situação. “Mesmo com a diminuição do nível da água, estamos em estado de observação, qualquer forte chuva, ou pancadas de chuvas diárias, o rio já volta a encher”.

Em caso de emergência é indicado que os moradores liguem para a Defesa Civil pelos números (65) 99933-1158 ou (65) 99307-4846 ou então, Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso recomenda algumas orientação em casos de  enchentes e alagamentos:

* Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro;

* Se estiver numa área inundada, procure evitar o contato com a água;

* Evite cruzar pontes em que o nível do rio subiu;

* Não se abrigue debaixo de árvores isoladas;

* Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos e trilhos;

* Mantenha-se longe de fiação elétrica exposta;

* Se estiver dirigindo, aos primeiros sinais de alagamento procure áreas elevadas para estacionar e aguarde o nível da água baixar.

Confira as imagens:

 

 

 

Jefferson Oliveira

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.