Uma ação de represália realizada por moradores do Distrito Reserva Extrativista Guariba Roosevelt no município de Colniza (1.065 km de Colniza-MT), contra o Ibama resultou em uma caminhonete do órgão incendiada na tarde desta terça-feira (07).
De acordo com as informações locais, o Ibama realiza uma operação na região, contra o comércio e exploração ilegal de madeira e desmatamento em terras indígenas. Revoltados com a ação do instituto na região, alguns moradores atearam fogo no veículo e fugiram em seguida.
A Polícia Militar que compareceu ao local, informou que ninguém ficou ferido na ação e as chamas foram controladas. Os autores do incêndio criminal estão sendo procurados pela polícia.
Em 2015 a região liderou o ranking de desmatamento na região amazônica. Uma operação chegou a ser realizada naquele ano, porém o desmate ilegal continuam na área. O local foi palco de uma chacina no dia 20 de abril.
Chacina
No dia 20 de abril nove pessoas foram executadas na a Gleba Taquaruçu do Norte, em Guarita. Criminosos invadiram o acampamento onde os homens estavam e com requintes de crueldade ceifaram a vida das vítimas.
Uma força-tarefa foi montada para o resgate dos corpos. Ao todo 32 profissionais participaram dos trabalhos. Foram empregados 19 policiais militares, quatro policiais civis, três bombeiros militares, quatro peritos e dois pilotos do Cioaper.
Ainda foram utilizados seis viaturas da Polícia Militar e Civil, cinco caminhonetes emprestadas, um avião, dois barcos emprestados e uma motocicleta com carretinha. Os profissionais contaram com o apoio dos moradores da região.
Dois suspeitos de tortura e assassinato foram presos em operação da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) de Mato Grosso. Em 2007 a região também sofreu com chacina e tortura, quando cinco trabalhadores rurais foram assassinados e outros 10 torturados.
A região há mais de 10 anos é alvo de disputa de terras entre a cooperativa e um fazendeiro que afirma ser dono da região.
{relacionadas}