Grupo de voluntários católicos realiza, nesta quarta-feira (24), a partir das 22h30, a “Ceia de Natal com os Irmãos da Rua”. O projeto, que tem o objetivo de distribuir alimentos aos moradores de rua, será realizado em frente à Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá, após a realização da Santa Missa. Organizador do evento, Divino Donizete de Queiroz, afirma que o grupo ainda está recebendo as doações para complementar o evento.
Segundo ele, interessados em ajudar podem doar mantimentos, materiais descartáveis, artigos religiosos, roupas e calçados. As doações podem ser entregues na própria Catedral até às 18 horas, ou após as 21 horas, horário em que as orações já terão sido encerradas.
Conhecido pela comunidade católica, Donizete conta que a ideia de distribuir alimentos aos moradores de rua teve início no ano de 2007. Ele afirma que devido ao seu desejo de ajudar ao próximo, começou a distribuir pão e leite nas manhãs de domingos.
“Nos dois primeiros domingos fiz a distribuição sozinho. Na terceira vez, outras pessoas que também tinham o desejo de ajudar o próximo, começaram a participar da ação”.
Com o tempo as distribuições foram se ampliando e os alimentos passaram a ser entregues nas noites de quarta-feira e sábado, e nas manhãs de domingo. “Após dois anos fazendo este trabalho, decidimos realizar uma Ceia Natalina aos moradores de rua.
Foi em 2009 que a ideia tomou corpo e realmente aconteceu. De lá para cá, não paramos mais de fazer o evento. Somente o ano passado, devido a problemas de saúde, os alimentos não foram distribuídos na noite de véspera do Natal”, conta.
Trabalhando atualmente como vendedor ambulante, Donizete conta que para este ano já recebeu doações de frutas, como laranja, mamão e maçã. Porém destaca que os demais alimentos ainda estão em falta.
Dentre os mantimentos solicitados pelo grupo e para serem entregues aos moradores de rua estão: pão, panetone, salgados, bolos, presunto, mortadela, margarina, açúcar, refrigerantes, sucos, água, além de outras frutas, como melancia, uva, pêra e banana. Em relação aos demais materiais, Donizete afirma que o grupo também aguarda a doação de pratos, copos e guardanapos descartáveis.
Os materiais são para auxiliar a alimentação das pessoas. Além dos mantimentos, também são entregues artigos religiosos, como terços, medalhas, crucifixos, bíblias, livros e santinhos. “Também receberemos estes itens para também entregarmos aos moradores de rua que participarem da Ceia Natalina”.
Para aqueles que tiverem interesse em doar roupas, Donizete afirma que as itens podem ser novos ou usados. Dentre os que o grupo espera receber, estão: calças, camisas e camisetas, bermudas, shorts, tênis, chinelos. Os artigos podem ser masculinos ou femininos.
Lisânia Ghisi, redação A Gazeta