Os termômetros marcavam 13°C quando as pessoas que vivem em situação de rua, em Cuiabá, começaram a receber os cobertores do programa “Aconchego”. Além das cobertas, para amenizar o frio intenso que chegou na cidade, na noite desta quinta-feira (21.08), foram distribuídos leite com chocolate e pão. A ação realizada por meio da Secretaria do Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), é liderada voluntariamente pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.
A primeira-dama, preocupada com a situação das pessoas que vivem nas ruas, coordenou a ação. Uma van saiu lotada de cobertores e percorreu o Beco do Candieiro, Praça Ipiranga, Porto, Barão de Melgaço e também assistidas pela Casa de Apoio ‘Valentes de Davi’.
“É uma forma da mão protetora do Estado estar sob essas pessoas que moram nas ruas. Com a distribuição da bebida quente e dos cobertores, oferecemos um pouco de conforto para essas pessoas”, pontuou a secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho. Acompanharam também as entregas as secretárias adjuntas de Cidadania, Rosineide Porcionato, e de Direitos Humanso, Salete Morockoski.
Virginia Mendes destacou que fez questão de escolher um cobertor de qualidade. “Escolhi uma manta bem quente, de um material de qualidade, pois sabemos que o frio quando vem para Mato Grosso dói muito e grande parte das famílias carentes não têm condições de aquecer. Não consigo deixar de pensar nas pessoas carentes e desabrigadas e por isso pedi que as equipes intensificassem as entregas de cobertores”, afirmou a primeira-dama.
Wanderleia Fernandes, que vive há mais de cinco anos na rua, não sabia como agradecer as doações recebidas. “Somo esquecidos e qualquer ajuda que vier é muito bem recebida. O cobertor e o chocolate quente aquecem nosso coração”, pontuou agradecendo as doações.
Cleia Lima dos Reis, também moradora de rua, ressaltou que se disse emocionada pela contribuição. “O frio pegou a gente de surpresa e é muito ruim para quem vive na rua e depende da ajuda do próximo. Só posso agradecer”.
O pastor Edgar Dias que realiza um trabalho voluntário nas ruas da Capital, enfatizou o papel do Estado nas ações sociais. “Poucos governantes tiveram essa postura de olhar para os moradores de Rua. O governador Mauro Mendes e a secretária Rosamaria estão realizando um ótimo trabalho para aqueles que precisam de um ajuda maior”.
Com as entregas realizadas durante a noite, serão totalizadas mais de 20 mil cobertores distribuídos para moradores em situação de rua, imigrantes, instituições, entidades e grupos representativos de pessoas vulneráveis somente nesta semana. Desde que o programa Aconchego iniciou em junho deste ano 26 mil unidades já foram entregues em Cuiabá e Várzea Grande. E 76 mil mantas aos 141 municípios do Estado, alcançando as famílias que moram no interior.
O programa "Aconchego", que é liderado voluntariamente pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e que já está em sua segunda edição, vai distribuir o total de 200 mil cobertores para as pessoas mais vulneráveis neste ano. Em 2019, foram beneficiadas 100 mil pessoas em todo Estado. E este ano a meta foi dobrada, em razão da pandemia do novo coronavírus, que impactou no aumento de pessoas em situação de vulnerabilidade.