Mix diário

Moody’s altera perspectiva da França para negativa, mas reafirma rating ‘Aa3’

A Moody’s Ratings alterou a perspectiva do Governo da França de estável para negativa, em documento publicado nesta sexta-feira. Na nota, contudo, a agência reafirmou os ratings de emissor de longo prazo em moeda nacional e estrangeira e os ratings seniores sem garantia em moeda nacional da França em “Aa3”.

Segundo a Moody’s, a decisão de alterar a perspectiva para negativa reflete o risco crescente de que a fragmentação do cenário político do país continue a prejudicar o funcionamento das instituições legislativas francesas.

“Essa instabilidade política corre o risco de prejudicar a capacidade do governo de enfrentar os principais desafios políticos, como o elevado déficit fiscal, o aumento da dívida e o aumento duradouro dos custos de empréstimos, levando a um enfraquecimento mais rápido das principais métricas fiscais da França do que o esperado atualmente”, acrescenta.

A Moody’s apontou que a reversão prolongada de reformas econômicas, como a da aposentadoria, pode aumentar os desafios fiscais do governo e afetar negativamente o crescimento potencial francês ao diminuir a oferta de mão de obra.

Ainda, a agência pondera que a decisão de reafirmar a classificação se baseia na força econômica do país, apoiada pela economia rica, diversificada e resiliente a choques econômicos. De acordo com a Moody’s, a França possui instituições públicas altamente competentes, por mais que a solidez do arcabouço institucional esteja sendo testada no contexto de um cenário político interno cada vez mais desafiador.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve