Com 12 anos de atraso, a Linha 17-Ouro do monotrilho deve começar a operar, de forma assistida (com horários e intervalos diferenciados), em março de 2026, segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).
A companhia afirma que mais de 83% das obras foram realizadas e elas seguem com frentes simultâneas: ao mesmo tempo estão sendo feitas obras civis, implementação de sistemas e testes dos primeiros trens.
A linha terá 6,7 quilômetros de extensão, com oito estações, e vai conectar o Aeroporto de Congonhas às Linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, transportando cerca de 100 mil passageiros por dia.
Em vez de transitarem sob a terra, como o metrô, os vagões vão operar por trilhos suspensos. A obra está orçada atualmente em R$ 5,8 bilhões.
Quando o projeto foi lançado, a linha seria construída em três anos e ficaria pronta para a Copa do Mundo de 2014. Era a forma de ligar o Aeroporto de Congonhas ao Estádio do Morumbi, que acabou não sendo usado no evento, com uma obra rápida e de baixo custo. Na prática, foi diferente.