Cidades

Monitoramento garantirá melhor cobertura vacinal em Mato Grosso

Buscando garantir a imunização das crianças e melhorar a cobertura vacinal em todo o estado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), juntamente com as secretarias municipais, realiza o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC). A estratégia visa avaliar a cobertura vacinal a partir de visitas em cada domicílio. Serão avaliadas crianças na faixa etária entre seis meses e menores de cinco anos para as vacinas do calendário nacional de vacinação.
 
Enfermeiros e agentes comunitários das equipes dos Programas de Saúde da Família aplicarão questionário com base nas informações do cartão de vacinação das crianças a fim estimar as coberturas vacinais. “O monitoramento rápido encaminha equipes para fazer visitas domiciliares, avaliar o cartão vacinal da criança e, quando necessário, atualizar as doses pendentes. É um método bastante útil para avaliar a situação local”, explica a gerente de agravos imunopreveníveis da SES, Cláudia Soares.
 
Ela ressalta ainda que a vacina BCG será contemplada no monitoramento, mas não será aplicada durante a visita caso esteja desatualizada em alguma criança. “Por questões técnicas não está recomendada a aplicação dessa vacina durante as visitas. Se estiverem desatualizadas, os profissionais de saúde farão o encaminhamento da criança para a unidade de saúde".
 
Com o resultado do MRC, será avaliado se é necessária a redefinição de estratégias adicionais de vacinação. Além de melhorar a cobertura vacinal, o monitoramento aumenta a imunidade da população contribuindo para a erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis sob vigilância no país.

Cobertura vacinal
 
Os índices de cobertura vacinal registrados até o mês de setembro de 2015 em Mato Grosso estão abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. De acordo com dados da Gerência de Vigilância em Doenças e Agravos Imunopreviníveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES), apenas 15 (10,63%) dos 141 municípios mato-grossenses atingiram cobertura adequada ou alta em todas as vacinas do calendário básico da criança.

Um total de 65 municípios (46%) estão com média abaixo de 95% para três ou até seis vacinas. Ainda 28 (19,85%) os municípios que não apresentaram cobertura em nenhuma vacina.

Fazem parte do calendário básico as vacinas para: BCG, Meningocócica Conjugada C, Penta, Pneumocócica, Pólio, Hepatite B, Pólio, Tetra Viral, Rotavírus, Febre Amarela e Tríplice Viral. A Pneumocócica e a Tríplice Viral estão entre as vacinas com menor cobertura no estado.

(Assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.