Mix diário

Moedas globais: dólar continua alta e ganha fôlego após fala de Powell; libra, iene e euro caem

O dólar continuou seu rali de alta frente as principais moedas globais nesta quinta-feira, 14, e ganhou fôlego no fim da tarde após o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, diminuir a expectativa de cortes de juros.

O índice DXY, que mede a variação da moeda americana ante uma cesta de pares fortes, fechou em alta de 0,40%, a 106,673 pontos. Perto do fechamento de Nova York, o dólar se valorizava a 156,26 ienes. O euro era cotado em baixa, a US$ 1,0522, enquanto a libra recuava a US$ 1,2654.

O presidente do Fed reiterou hoje que “a economia não está enviando quaisquer sinais de que precisamos ter pressa em baixar os juros”, explicando que a força recente da atividade econômica permite ao BC americano adotar uma abordagem cautelosa na tomada de decisões.

As falas fizeram com que o mercado reduzisse as chances de um corte de 25 pontos-base na reunião do Fed de dezembro, que passaram de 72,2% para 62,4%, segundo a ferramenta do CME Group.

Depois de se fortalecer em quase 3% desde o dia da eleição dos EUA, o dólar foi recentemente negociado em no maior nível em cerca de dois anos, segundo o WSJ Dollar Index. Os investidores estão apostando que o governo de Donald Trump, com suas prometidas tarifas e cortes de impostos, será inflacionário, o que normalmente impulsiona a moeda americana.

Na Argentina, a cotação do dólar paralelo, conhecido localmente como “blue”, era negociado a 1.140,00 pesos argentinos no fim da tarde, inalterado ante a última sessão, de acordo com levantamento do Perfil. Já o risco país da Argentina chegou a seu nível mais baixo em cinco anos, refletindo maior confiança dos investidores na economia local, em uma semana na qual o governo contou com o dado de avanço da inflação de 2,7% em outubro, a mais baixa em quase três anos.

*Com informações da Dow Jones Newswire

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve