Mundo Tecnológico

Módulo chinês não tripulado chega à Lua com sucesso

 
Com o sucesso da missão, a China conquista o feito de ser o terceiro país a chegar ao nosso satélite natural, atrás de Estados Unidos e Rússia. Desde o módulo soviético Luma 24, em 1976, um veículo humano não fazia pousos suaves (sem danos ao equipamento) para estudo do local.
 
O nome "Chang’e" refere-se a uma deusa que, na mitologia chinesa, vive na Lua e tem como companhia o Coelho de Jade, Yutu, apelido dado à sonda. O veículo de seis rodas tem 117 kg, move-se a 0,2 km/h usando energia solar e possui dois braços mecânicos para escavar solo lunar. Durante os próximos três meses, ele conduzirá pesquisas com o apoio de um centro de comando chinês e a Agência Espacial Europeia. Os Estados Unidos não estão envolvidos na parceria, mas cientistas norte-americanos terão livre acesso aos dados coletados.
 
O vídeo e as fotos que você confere nesta matéria são, por enquanto, os únicos materiais liberados pela China para o público. Acredita-se que a ideia dos chineses seja lançar uma missão tripulada à Lua em 2020.

Tec Mundo

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados