Opinião

Mito ou Verdade: existe uma idade certa para aprender um novo idioma?

Você já se perguntou qual a melhor idade para aprender um idioma? Conheça as vantagens e desvantagens do aprendizado em cada etapa da vida e os benefícios da fluência em língua estrangeira 

O conceito de “quanto mais cedo, melhor”, tratando-se de aprendizado de idiomas, tem um fundo de verdade, mas diz respeito aos seus benefícios, ou seja, quanto mais cedo aprender, mais tempo para usufruir os proveitos de uma nova língua. Então, crianças e adolescentes são um público bastante almejado nas escolas de idiomas. 

Por outro lado, adultos e pessoas mais velhas costumam ter receio de aprenderem coisas novas, desde iniciar uma nova faculdade para mudar de carreira a começar um novo passatempo, seja um instrumento musical ou um novo esporte, e assim por diante. 

Infelizmente, a necessidade de alcançar todas as metas de vida ainda muito jovem está enraizada no pensamento da maioria, porém, o que muitos não sabem, é a enorme quantidade de histórias de sucesso protagonizadas por pessoas além da juventude. Jeff Bezos, fundador da Amazon, foi reconhecido como um dos empresários de maior sucesso do mundo a partir de seus 40 anos, por exemplo. 

Neste contexto, apresentamos um pouco mais sobre o aprendizado de idiomas, as melhores idades para se aprender (se é que elas existem) e os benefícios da prática em cada fase da vida. 

Tem idade melhor ou pior para aprender idiomas? 

Não! Não existe uma idade melhor ou pior para aprender um novo idioma. Cada etapa da vida tem suas vantagens e desvantagens na aquisição de conhecimento, mas nenhuma condição etária determina a possibilidade ou impossibilidade de fluência em outros idiomas. 

Diferentes fases da vida apresentam vantagens e desafios específicos para o aprendizado de línguas. Assim, o indivíduo irá tirar os proveitos dos benefícios e diminuir as ações das adversidades, estas, que não podem impedi-lo de aprender. 

A seguir, confira as principais considerações: 

Crianças

Vantagens: 

  • O cérebro da criança propicia a aquisição de novos sons e estruturas gramaticais;
  • A ludicidade faz com que elas aprendam mais natural e intuitivamente;
  • A maioria das crianças não tem medo de tentar e de cometer erros, facilitando a prática e a melhoria;

Desafios: 

  • Crianças não alfabetizadas ou em processo de alfabetização, com transtornos de aprendizagem ou fonoaudiológicos tendem a ter mais dificuldade ao aprender novos idiomas;
  • A falta de imersão na língua alvo (como em músicas, séries, filmes, livros, etc.) também prejudica a retenção do vocabulário, e neste quesito, jovens e adultos saem ganhando, por normalmente terem mais contato com o idioma fora do contexto da sala de aula. 

Adolescentes

Vantagens:

  • Adolescentes têm uma capacidade cognitiva avançada, o que facilita o aprendizado de gramática e vocabulário complexos. 
  • São o grupo com mais tempo e disposição para aprender, uma vez que a maioria não tem ocupação trabalhista e cuidados com afazeres domésticos e família; 
  • Podem ser mais motivados por objetivos específicos, como viagens, exames escolares, intercâmbios, início da vida profissional, entre outros. 

Desafios: 

  • Devido à pressão social, podem se sentir mais receosos sobre cometer erros, o que pode inibir a prática;
  • A dependência financeira da família, em alguns casos, interfere nos planos do adolescente. 

Adultos

Vantagens:

  • Adultos costumam ter mais disciplina e podem adotar uma abordagem mais estruturada e consciente para o aprendizado;
  • Em alguns casos, eles têm uma motivação clara, especialmente no que se refere à vida profissional e crescimento pessoal;
  • Diferentemente dos adolescentes, adultos podem investir em cursos, materiais e tecnologias de aprendizado.

Desafios:

  • A aquisição de novos sons e estruturas mais é, em tese, mais desafiadora;
  • A vida adulta demanda mais responsabilidades profissionais e familiares, e diminui o tempo e a disposição para a prática de outras atividades. 

Idosos

Vantagens:

  • Idosos trazem uma vasta experiência de vida e conhecimento prévio que podem enriquecer o aprendizado;
  • Eles tem mais mais tempo livre para dedicar-se aos estudos;
  • Uma nova habilidade melhora a autoestima e motiva a pessoa idosa, assim como melhora suas funções cognitivas. 

Desafios:

  • Algumas habilidades cognitivas podem estar em declínio, o que pode tornar o aprendizado mais lento;
  • Pelo motivo acima, os idosos podem precisar de mais tempo e prática para reter novas informações.

Benefícios de aprender um novo idioma

O aprendizado de idiomas pode acontecer em qualquer momento da vida. Na verdade, em todas as fases, a aquisição de conhecimento de uma nova língua traz benefícios tanto para a vida profissional, quanto para a acadêmica e a pessoal.

Vida profissional

No mercado de trabalho, ser fluente em um ou mais idiomas destaca o currículo do profissional, colocando-o na mira de diversas vagas com línguas estrangeiras como pré-requisito. 

O salário tende a aumentar, assim como as oportunidades de promoção e as chances de vagas no exterior, que não tratam somente de ir trabalhar fora do país, mas vagas para brasileiros em empresas internacionais, as quais pagam em moeda estrangeira. Neste quesito, jovens e adultos se beneficiam! 

Vida acadêmica

No ambiente acadêmico, facilita o acesso à literatura e pesquisas em outros idiomas, além de potencializar oportunidades de intercâmbio, estudos no exterior e bolsas de estudos. 

No caso do inglês e do espanhol, ainda auxiliam no ingresso à universidade pela realização de vestibulares e do ENEM, pois ambas contam com a disciplina de língua estrangeira. 

Alguns mestrados e doutorados também exigem proficiência em um segundo idioma, além da Língua Portuguesa. 

Vida pessoal

Na vida pessoal, a capacidade de se comunicar em diferentes línguas enriquece as experiências em viagens, aumenta a autoestima, a disciplina e a motivação, permite a formação de novas amizades e enriquece culturalmente. 

Além destas vantagens, há diversas outras situações em que aprender uma nova língua facilita a vida do indivíduo, isso porque, línguas estrangeiras estão presentes em nosso cotidiano em vários momentos. 

Alguns métodos eficazes para aprender um novo idioma

Existem diversos métodos para o aprendizado de um novo idioma, desde aulas presenciais e tutorias particulares até métodos mais autodidatas, como os aplicativos de idiomas, plataformas de e-learning. 

A imersão cultural, a conversação e o uso de mídias (filmes, músicas e livros) também são eficazes, mas dependem de uma maior disciplina e do contexto certo. 

Dito isto, a escolha do método depende do estilo de aprendizagem do indivíduo, sua disponibilidade de tempo e recursos.

Pensando nestes dois aspectos, os cursos online com certificado saem na frente porque são altamente flexíveis e mais acessíveis, se comparados às escolas tradicionais. 

O aluno escolhe o horário, a duração e o ambiente de estudo e pode adaptá-lo conforme suas demandas e preferências. Atualmente, todas as idades têm seus afazeres específicos e preferem atividades mais flexíveis e didáticas. 

Portanto, cursos online de idiomas são, além de eficazes, mais atraentes neste sentido. Independentemente da idade, investir em um dará retornos vantajosos, assim como os apresentados neste artigo! 

Foto: Reprodução

Fonte: SEO Marketing

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do