Política

Ministros do STJ negam HC e mantêm prisão de José Riva

José Riva (PSD) sofreu mais uma derrota na Justiça na tarde desta terça-feira (09) e deve continuar preso no Centro de Custódia da capital, onde cumpre prisão preventiva desde 21 de fevereiro. Durante a última rodada de depoimentos do processo relativo à Operação Imperador, onde presta esclarecimento a juíza da 7ª Vara Especializada Contra o Crime Organizado da Cuiabá, Selma Rosane de Arruda, os ministros da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negaram mais um pedido de Habeas Corpus da defesa do ex-deputado.

A relatora do pedido de Habeas Corpus, ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, votou contra a concessão do recurso em benefício de Riva por entender que ele ainda mantém uma rede de influências capaz de atrapalhar o andamento do processo e das investigações da Operação Imperador.

O voto da ministra foi acompanhado pelo ministro Rogério Schetti Machado Cruz e pelo desembargador Ericson Maranho.

Votaram a favor do pedido de Riva os ministros Sebastião Alves dos Reis Júnior e Nefi Cordeiro. Com isso, o ex-deputado deve permanecer preso a menos que sua defesa obtenha uma nova decisão por meio de recurso em instância superior como o Supremo Tribunal Federal (STF).

2ª fase da Operação Imperador

A decisão do STJ foi dada horas depois do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrar o cumprimento de decisão judicial de sequestro de bens dos envolvidos no desvio de aproximadamente R$ 62 milhões oriundos da Assembleia Legislativa, evidenciados durante a Operação Imperador. 

Segundo decisão judicial que acatou pedido do Gaeco, fora decretado o sequestro de cerca de 110 imóveis (urbanos e rurais), 31 veículos e 01 aeronave de propriedade dos denunciados nas reiteradas práticas criminosas de crimes de peculatos e outros.

Também se encontra sendo executado um mandado de busca e apreensão em um apartamento de alto luxo localizado na Avenida Atlântica, na cidade do Rio de Janeiro. O imóvel é de propriedade da filha do ex-parlamentar, a deputada Janaina Riva (PSD).

Janaina, por meio de uma nota à imprensa, declarou que o apartamento pertence a ela e aos seus irmãos, estando devidamente declarado no Imposto de Renda. A parlamentar fez questão de ressaltar que o imóvel foi adquirido com recursos próprios, sem relação com os bens de seu pai.

De acordo com a nota, “tão logo a assessoria jurídica da parlamentar tenha acesso à decisão, entrará com os recursos cabíveis”.

José Riva presta depoimento no Fórum de Cuiabá

Justiça 'sequestra' 110 imóveis, carros e avião de envolvidos

Aeronave da família Riva é apreendida em 2ª fase de operação

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões