O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, se reuniu com o enviado especial dos Estados Unidos, Keith Kellogg, para discutir o acordo de paz com a Rússia. Em publicação no X, antigo Twitter, Sybiha disse nesta quinta-feira, 20, que as autoridades falaram sobre os passos necessários na visão da Ucrânia para alcançar a paz duradoura na região e a disposição ucraniana em alcançá-la por meio da força. “Também reiterei que a segurança da Ucrânia e do transatlântico é indivisível”, escreveu ele.
Em comunicado oficial divulgado nesta quinta pelo gabinete presidencial, o assessor do presidente Volodimir Zelenski, Andriy Yermak, confirmou um encontro entre Kellogg e autoridades ucranianas na quarta, 19, além de mencionar discussões com o conselheiro de Segurança Nacional do Reino Unido, Jonathan Powell, para falar sobre a situação no campo de batalha e necessidades dos soldados.
Apesar disso, a coletiva de imprensa bilateral marcada para esta quinta-feira com a presença de Kellogg e de Zelenski foi cancelada à pedido dos EUA, segundo a Reuters. O cancelamento ocorre em um momento de tensões nas relações entre ambos os países, após o presidente americano Donald Trump chamar o presidente da Ucrânia de “ditador”.