Política

Ministro Sarney Filho vem à Cuiabá para discutir desmatamento

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, estará em Cuiabá/MT, nesta quinta-feira (16), para uma reunião com o Governo do Estado, membros do Ministério Público e representantes da sociedade para discutir ações de combate ao desmatamento em Mato Grosso.

O estado ocupa a segunda posição no ranking da Amazônia Legal, tendo desmatado 1.508 quilômetros quadrados (km²) de florestas – o equivalente a mais de 150 mil hectares – entre agosto de 2015 e julho de 2016, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Deste total, 95% de forma ilegal, segundo dados fornecidos pela Secretaria de Estado de meio Ambiente (Sema-MT).

A situação em Mato Grosso é considerada crítica, pois demonstra uma tendência de aumento do desmatamento, que vem ocorrendo desde 2012, e a manutenção de índices alarmantes de ilegalidade, como aponta a “Análise do Desmatamento em Mato Grosso”, divulgada este mês pelo Instituto Centro de Vida (ICV).

Para Sérgio Guimarães, membro da coordenação do ICV, é importante aproveitar o momento para que os governos federal e estadual definam ações conjuntas para enfrentar a situação. “O que esperamos como resultado dessa reunião é o reforço do combate ao desmatamento nos níveis federal e estadual, mas também o estabelecimento de uma estratégia comum de captação de recursos que permita ao Mato Grosso aproveitar as oportunidades de recursos existentes. O REDD+ é uma dessas oportunidades imediatas que necessita de resposta coordenada e eficaz, principalmente num momento de escassez de recursos ”, adiantou o coordenador, que participará da reunião.

A agenda do ministro faz parte da Caravana Verde de combate ao desmatamento, viagem oficial de Sarney Filho, com uma comitiva composta pela equipe do Ministério do Meio Ambiente e dos órgãos vinculados. A caravana já passou por outros estados da Amazônia Legal recentemente.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões