O ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, vem a Cuiabá nesta quinta-feira (16) para participar do lançamento dos programas Pró-Família e Criança Feliz pelo governador Pedro Taques e o secretário de Assistência Social, Max Russi. O evento ocorrerá às 19h no salão nobre Clóves Vettorato, em Cuiabá.
O Pró-Família é uma versão estadual para o Bolsa Família, anunciado no começo deste ano pelo governo, e deve atender 35 mil famílias de baixa renda. Os beneficiários vão receber auxílio mensal para ser investido, principalmente, em alimentação. Para isso, as famílias precisarão atender a uma série de condicionalidades, como, por exemplo, manter a frequência escolar dos filhos.
O Criança Feliz é uma adesão de Mato Grosso à ação do governo federal. O programa vai priorizar gestantes e crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família, e as de até seis anos e as respectivas famílias assistidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Os Estados que aderirem ao programa receberão R$ 240 mil, por meio do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), para contratar especialistas em desenvolvimento infantil que vão atuar na capacitação dos visitadores domiciliares.
Também fica com encargo de elaborar um Plano Regional sobre a articulação com os municípios participantes, os processos de capacitação dos visitadores e supervisores e o desenvolvimento das visitadas domiciliares.