O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participou nesta sexta-feira (21), em São Paulo, de uma aula inaugural de um curso preparatório de três semanas a médicos cubanos. Ele explicou que os municípios paulistas ficaram para a quarta etapa porque outras cidades do país consideradas mais vulneráveis na área da saúde foram priorizadas nas primeiras três etapas. Foram cerca de 400 os municípios paulistas que pediram profissionais do Mais Médicos, segundo Chioro.
Os 1.304 médicos se juntarão aos 819 que já atuam no estado pelo programa, totalizando 2.123. De acordo com o ministério, o quarto ciclo completa e meta inicial do Programa Mais Médicos traçada no ano passado, de incluir 13,3 mil médicos na atenção básica no país.
O ministro avaliou como positivos os resultados do programa em poucos meses de existência e diz que o total de desistência é baixíssimo. De 58 municípios detectados com problema de implantação em fevereiro, apenas Vespasiano (MG) se desligou.
Aos cerca de 700 médicos cubanos que iniciavam nesta sexta seu curso preparatório em um hotel no centro de São Paulo, Chioro agradeceu pela participação e pediu que se "soltassem" em relação ao idioma.
G1