Política

Ministra do STF vota contra pedido soltura de Silval Barbosa

Ahmad Jarrah

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido para libertar o ex-governador de Mato Grosso , Silval Barbosa (PMDB).  A Decisão veio nesta terça-feira (08) e mantem o ex-gestor preso no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC). Para a magistrada a prisão é uma forma de manter a segurança das investigações e que não há constrangimento ilegal na detenção de Silval, pelo fato da prisão ter excedido o prazo legar de 120 dias.

O voto da ministra não foi definitivo, pois o ministro Luiz Fux pediu vistas do processo para analisa-lo com mais cautela. O julgamento do mérito pelos ministros do STF, já receberam dois votos favoráveis a revogação da prisão – o relator Luiz Edson Fachin e o ministro Marco Aurélio Mello – contudo precisa receber ainda o voto de Fux.

A magistrada leu trechos da decisão da juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Rosane Arruda, onde ela destacou a complexidade da organização criminosa, que teria se instalado no Estado.

Segundo relator do habeas corpus, Edson Fachin, o ex-governador já não representa ameaças a investigação pois, uma vez fora do cargo eletivo, não possui meios de interferir na instrução processual.

Operação Sodoma

O ex-governador busca, junto à Justiça, uma forma de sair do Centro de Custódia de Cuiabá (CCC). Barbosa está preso, desde o dia 17 de setembro de 2015, suspeito de integrar um grupo criminoso que teria desviado dinheiro público por meio de incentivos fiscais (Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso – Prodeic), descobertos após a deflagração da Operação Sodoma liderada pelo Ministério Público do Estado (MPE).

Silval começa em vantagem no julgamento de habeas corpus no STF

 

Ulisses Lalio

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões