Jurídico

Ministério Público denuncia seis pessoas por fraude no Enem de Mato Grosso

Seis pessoas que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 estão sendo denunciadas pelo Ministério Público Federal de Mato Grosso (MPF/MT). O caso aconteceu no município de Porto Esperidião (322 km de Cuiabá)  e o órgão pede a condenação dos denunciados por fraude em processo seletivo para ingresso no ensino superior.

Segundo o MPF, os envolvidos utilizaram indevidamente o conteúdo sigiloso no processo seletivo. Os seis candidatos obtiveram a mesma nota em diversas áreas de conhecimento. Um dos exemplos é a nota 630,2 na área de matemática e suas tecnologias, sendo que num total de 6.195.527 (seis milhões, cento e noventa e cinco mil e quinhentos e vinte e sete) estudantes inscritos no exame, apenas 24 tiraram a mesma nota.

Também foi constatada a mesma nota em Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Já em Ciências Humanas, dois deles tiveram a mesma nota.

Uma análise dos gabaritos dos candidatos demonstrou uma elevada quantidade de respostas iguais. Do total de 180 questões do exame, 163 delas foram respondidas igualmente entre cinco dos seis denunciados. Isso representa uma similaridade de 90,5%.

Um dos denunciados afirmou que recebeu uma proposta para realizar a prova do Enem em Porto Esperidião. O pagamento seria no valor de R$100 mil e R$180.

A denúncia do Ministério Pública afirma que além de manchar a credibilidade do sistema de seleção pública, essas fraudes afetam aos demais candidatos que perdem suas vagas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.