Política

Ministério nega relação de apagão com alta do consumo de energia

 
Pouco depois da entrevista, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão teve origem em um curto-circuito numa linha de transmissão.
 
Mais de 3,5 milhões de consumidores foram afetados em 11 estados. Em São Paulo, 1,2 milhão foram prejudicados, segundo a Eletropaulo. No Rio, 880 mil, informaram as concessionárias Light e Ampla.
 
“A falha no fornecimento de energia registrada nesta terça não tem nada a ver com estresse do sistema”, disse Zimmermann durante entrevista coletiva na sede do Ministério de Minas e Energia, em Brasília.
 
No início da entrevista, Zimmermann afirmou que o sistema elétrico brasileiro é “equilibrado” e que não existe risco de faltar energia no país devido à falta de chuva e queda no nível dos principais reservatórios de hidrelétricas.
 
O discurso é muito parecido com o do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que afirmou na segunda-feira (3) que é “zero” o risco de faltar energia no país, por conta da falta de chuvas e queda no nível dos reservatórios de hidrelétricas.
 
Causa do apagão
Zimmermann não soube informar, porém, o que provocou o apagão na tarde desta terça-feira. Segundo ele, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ainda apura a causa.
 
Em nota, o ONS informou mais cedo que a falha que provocou o apagão foi registrada às 14h03 na rede de transmissão de energia que liga o Norte ao Sudeste, entre a cidade de Colinas (TO) e a região da Serra da Mesa (GO), e provocou a interrupção no fornecimento de cerca de 5 mil MW (megawatts). De acordo com o ONS, a energia começou a ser restabelecida 35 minutos depois.
 
“Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema”, diz a nota.
Apagões recentes
 
O último episódio parecido no país ocorreu em agosto do ano passado, quando uma queimada em uma fazenda do Piauí levou à falta de energia em todos os estados da região Nordeste. Na ocasião, a distribuição caiu de 10 mil megawatts para mil megawatts e deixou no escuro por algumas horas boa parte dos municípios nordestinos.
 
Em 2012, a região Nordeste enfrentou apagões em setembro e outubro. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.
 
Em outubro daquele ano, outra ocorrência afetou os nove estados do Nordeste no final da noite do dia 25 e início da madrugada do dia 26.
 
G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões