O trecho a ser duplicado tem aproximadamente 300 quilômetros de extensão. A previsão é que nele sejam investidos R$ 1,2 bilhão, quantia que pode mudar, já que o projeto ainda está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU). “O ministro nos garantiu que até final de abril os editais estarão na praça para licitação e que até o mês de junho, deverá ser emitida a ordem de serviço para a empresa vencedora”, reiterou o governador.
Além de confirmar a duplicação da BR-163, disse Silval Barbosa, o ministro dos transportes afirmou que Mato Grosso não perderá nenhum recurso das obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), assim como destacou a ministra de Planejamento, Mirian Belchior, e o presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Pinto. “Corte em recursos para essas obras em Mato Grosso estão fora de cogitação”, frisou Passos.
Diante das notícias, o governador Silval Barbosa analisou como positiva a ida à capital Federal. “Saímos de Brasília com total segurança. Todos asseguraram que o que foi estabelecido para o Estado será cumprido”, concluiu.
Na avaliação do secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, a audiência no Ministério dos Transportes foi fundamental para acelerar o processo das obras e acompanhar os trabalhos para que não haja prejuízo na continuidade destes. “Além da BR-163, os trabalhos nas rodovias federais 158 e 242, em Mato Grosso, são obras de logística estratégicas para o escoamento da produção do Estado”, finalizou.
Também participou da audiência o deputado federal Wellington Fagundes.
CAROLINE LANHI/ ARLINDO TEIXEIRA
Redação/Secom-MT