A medida foi definida em Termo de Compromisso. Os signatários são unidades estaduais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e Associação Brasileira de Resorts.
O documento, entregue ao ministro Gastão Vieira, afirma que o “item custo é estratégico” para a expansão do turismo brasileiro e cita a inclusão da hotelaria no Plano Brasil Maior como avanço “na ampliação da competitividade do setor”. De acordo com o ministro, durante os próximos 30 dias a pasta fará visitas às seis capitais que sediarão a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013.
O objetivo é inspecionar, in loco, a “harmonização das tarifas de hospedagem”, e construir um mapeamento da oferta de hospedagem alternativa no Brasil para oferecer ao consumidor. “O encontro serviu para que, juntos, cheguemos a um entendimento entre o setor hoteleiro e o governo federal. Essa iniciativa é um termômetro sobre o quanto o setor é visto com responsabilidade no país”, disse o ministro Gastão Vieira.
Além de se comprometer em realizar reuniões de sensibilização com empresários nos estados-sede da Copa das Confederações, os representantes das entidades, realizarão acompanhamento dos preços das diárias e informarão periodicamente ao Ministério do Turismo.
Segundo o presidente da ABIH, Enrico Fermi, as entidades que representam a hotelaria nacional estão à disposição do governo federal para discutir e criar estratégias para o setor. “Esse é um trabalho realizado em prol do crescimento do segmento e do país. Agora, junto com o Ministério do Turismo, vamos buscar condições favoráveis para o equilíbrio das tarifas hoteleiras durante os megaeventos esportivos”, afirmou Fermi.
Ministério do Turismo