Nacional

‘Minha posição continua a mesma’, diz Cunha sobre impeachment

Os deputados e senadores de oposição ao governo que participam em Comandatuba (BA) do Fórum de Líderes Empresariais promovido pelo Lide ficaram incomodados com a insistência de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, em blindar a presidente Dilma Rousseff (PT) do risco de impeachment.

Cunha foi metralhado por deputados e senadores. Todos esperavam uma sinalização favorável sobre a possibilidade de abertura do processo de impeachment contra Dilma. No entanto, o deputado não deu brecha para os oposicionistas. Assim como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Cunha afirmou que não discutiria o impeachment de Dilma a partir de teses.

"Vou analisar sob a ótica dos argumentos, dos fatos. É preciso um pouco de cautela. Tenho de agir de acordo com o que prevê a Constituição", afirmou no evento. Ao iG, Cunha se limitou a dizer: "Não mudei. Minha posição continua a mesma."

A indisposição de Cunha em abraçar neste momento a causa oposicionista na Câmara não pegou bem. Os congressistas esperavam que o presidente da Casa mantivesse o comportamento adotado desde o período pré-eleição para a presidência da Câmara, com uma posição anti-governo.

No café, durante o evento do Lide, parlamentares do DEM, do PSDB e do PSB trocaram impressões. "Eduardo [Cunha] teve uma atitude estranha ao refutar o impeachment como fez agora", comentou um senador.

Antes, os mesmos parlamentares criticaram a cautela de FHC quanto ao afastamento de Dilma. Um deles, no entanto, contemporizou: "Mas FHC é inimputável. Não dá para concordar nem discordar."

Para um outro parlamentar que participa do evento na Bahia, a aproximação entre Cunha e Dilma avançou sim, ao menos por enquanto. "A mulher de Eduardo Cunha [a jornalista Cláudia Cruz] já está até fazendo caminhadas com a presidente", disse, com certo deboche.

Fonte: iG

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus