Nacional

Mineradora Samarco vai garantir empregos até março

Em reunião feita na tarde desta sexta-feira (4) no Ministério Público do Trabalho, em Belo Horizonte, a Samarco, cujas donas são Vale e BHP Billiton, se comprometeu a manter seus funcionários e empregados terceirizados até o dia 1º de março de 2016.

Também foi acordado o pagamento de um salário mínimo, mais 20% por dependente, e uma cesta básica para todos os que tiveram a renda comprometida pela tragédia, como pescadores e pequenos produtores rurais.

Segundo o Ministério Público do Trabalho, 11 mil famílias deverão ser beneficiadas.

O pagamento começará a ser feito no dia 11 de dezembro e será retroativo ao dia 5 de novembro, data do rompimento da barragem de Fundão.

A Samarco tem 1586 empregados diretos em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, e 1274 funcionários em Anchieta, no Espírito Santo, além de escritórios em Belo Horizonte e Vitória. Cerca de 2,4 mil terceirizados, de 50 empresas, trabalham na mineradora.

O rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, liberou mais de 30 milhões de m³ de rejeitos, destruindo o vilarejo de Bento Rodrigues e atingindo vários outros distritos da cidade.

Cerca de 35 municípios mineiros foram afetados pelo "mar de lama", segundo o governo estadual

Os rejeitos também contaminaram o Rio Doce, comprometendo atividades econômicas, como a de pescadores que vivem do rio.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus