Esportes

Mineirinho e Medina são eliminados nas semis e dão adeus ao título

John John Florence deu show de tubos e aéreos para eliminar Mineirinho (Foto: WSL / Daniel Smorigo)

 

Atual campeão mundial, Adriano de Souza deu adeus ao sonho de conquistar o bicampeonato no Rio de Janeiro. Vencedor da etapa brasileira em 2011, quando colocou o Brasil pela primeira vez na liderança do ranking mundial, e duas vezes vice (2009 e 2013), Mineirinho conhecia o caminho das pedras nas ondas do Postinho, na Barra da Tijuca. No entanto, parou em sua primeira semifinal da temporada diante de um inspirado John John Florence. O talentoso havaiano usou todas as armas para desbancar o paulista de Guarujá, com tubos, aéreos e manobras críticas até a crista da onda em condições desafiadoras. Chegou a 18.73 pontos entre 20.00 possíveis, deixou Adriano em combinação e avançou em grande estilo para a final. Última esperança do Brasil no Rio Pro, Gabriel Medina não resistiu à uma perigosa reação nos instantes finais da bateria contra o australiano Jack Freestone, sofrendo um amargo revés, de virada, por 16.50 a 14.67. Após tentar pressionar o paulista com aéreos no início, o aussie mudou de estratégia e apostou no power surf para derrotar um dos maiores destaques da competição. 

– Estou amarradão pelo resultado, sinto que estou de volta. Espero seguir em frente, estou animado para Fiji, amo a onda e aquele lugar. Estou super feliz por ter sido o terceiro colocado, obrigado pela torcida. Agora, vamos para Fiji – disse Gabriel Medina, que apostou em uma vitória de John John Florence na final.

John John Florence elimina Mineirinho
Em um dos duelos mais aguardados para os amantes de surfe, Adriano de Souza e John John Florence colocaram fogo na disputa em um dia frio e de chuva no Rio de Janeiro. O talento havaiano pressionou o atual campeão mundial no início com duas ondas rápidas. Na primeira, mandou um aéreo com giro em 360º (7.17). Na outra, conectou algumas seções pequenas com "floaters", dominando a espuma (4.33), assegurando a liderança, com 11.50. Mineirinho respondeu com algumas rasgadas em ondas medianas: 4.17 e 4.73, atingindo 8.90 pontos. John John pegou uma direita e encaixou duas manobras críticas, ganhando 6.83 para ampliar: 14.00 a 8.90. O paulista do Guarujá passou a lutar por um 9.27.

As condições estavam extremamente difíceis sob temporal. Até mesmo para chegarem ao line-up, com a ajuda dos jet skis, era complicado. Criado nas ondas pesadas do North Shore de Oahu, no Havaí, Florence continuou a se impor e encontrou um tubo no "olho do furacão" para ganhar nota 7.23, aumentando para 14.40. Adriano tinha dificuldades para encontrar as melhores ondas. Como em uma inversão de papéis, o havaiano tomou para si o espírito competitivo característico do rival, fazendo uma marcação cerrada, sem deixá-lo respirar. Em uma atuação de gala nas ondas do Postinho, ele desapareceu em mais um tubo, dominou a espuma e ainda encaixou três manobras grandes, fechando com um layback. O 9.80 fez John John disparar na ponta, com 17.03, deixando Mineirinho (8.90) em combinação.

Mineirinho ainda esboçou uma reação, com um 7.93, chegou a 12.66, mas o dia era do havaiano. E se o público imaginou que ele já havia cumprido a sua missão, John John fez mais. Pegou outros tubos e ainda brindou a sua apaixonada torcida no Rio com aéreos, ganhando notas 9.80 e 8.93, para chegar 18.73 pontos entre 20.00 possíveis. Os fãs nas areias fizeram muito barulho para apoiar Florence, o primeiro classificado para a decisão no Rio, mas também aplaudiram o desempenho do atual campeão mundial.

Medina leva virada, e dá adeus

Jack Freestone entrou na semifinal querendo desestabilizar o emocional de Gabriel Medina com aéreos, que tem sido a grande arma do paulista na capital fluminense, mas nada abalou o "homem de gelo". O australiano acertou o primeiro voo (6.17), porém, caiu nas outras duas ondas em que tentou pressionar o rival (0.87 e 1.23). Depois de esquentar as turbinas, o fenômeno de Maresias respondeu com outro belo aéreo, aterrissou com perfeição e ainda olhou para Freestone ao completar a manobra, que lhe rendeu 9.07. O público que lotou as areias da Praia da Barra da Tijuca mesmo debaixo de chuva explodiu os decibéis com gritos e palmas.

Medina encaixou manobras fortes e ganhou 5.60, ampliando a vantagem na liderança: 14.67 a 7.40. O australiano desistiu de tentar repetir os movimentos do adversário e decidiu impor o seu estilo de jogo para reagir. A menos de 10 minutos para o fim, ele completou uma onda com uma manobra vertical, até a crista: 7.83. Jack passou a buscar por um 6.83 e apostou no seu power surf para executar duas manobras sólidas. Ganhou 8.67, chegou a 16.50 para assumir a ponta e calou a torcida local. Medina tentou responder à altura, deu algumas rasgadas e decolou em um aéreo, mas acabou caindo na aterrissagem.

A três minutos para o fim, o paulista precisava de 7.43 para voltar à liderança, uma missão totalmente possível para o campeão mundial em 2014. O mar não estava ajudando, com pouquíssimas oportunidades no horizonte. Nos últimos 10 segundos de disputa, com a prioridade, Medina investiu em uma onda, sem potencial, mas desistiu e saiu. Ele olhou em busca de outra chance, porém, o cronômetro zerou e ele não pôde mais reagir. Gabriel era a última esperança do Brasil rumo ao título no Rio. 

BATERIAS DE QUARTA FASE
1. Filipe Toledo (BRA) 15,20 x John John Florence (HAV) 10,40 x Dusty Payne (HAV) 15,60
2. Caio Ibelli (BRA) 4,57 x Davey Cathels (AUS) 8,64 x Adriano de Souza (BRA) 17,44
3. Italo Ferreira (BRA) 12,50x Miguel Pupo (BRA)12,73 x Adam Melling (AUS) 10,90
4. Jack Freestone (AUS) 7,77 x Michel Bourez (TAH) 7,90 x Gabriel Medina (BRA) 18,10

BATERIAS DE QUINTA FASE
1. John John Florence (HAV) 13,00 x Caio Ibelli (BRA) 10,17
2. Davey Cathels (AUS) 15,67 x Filipe Toledo (BRA) 14,87
3. Italo Ferreira (BRA) 10,10 x Jack Freestone (AUS) 16,43
4. Michel Bourez (TAH) 10,00 x Adam Melling (AUS) 10,80

BATERIAS DE QUARTAS DE FINAL
1. Dusty Payne (HAV) 8,50 x John John Florence (HAV) 15,17
2. Adriano de Souza (BRA)12,97 x Davey Cathels (AUS) 10,00
3. Miguel Pupo (BRA) 11,60 x Jack Freestone (AUS) 12,50
4. Gabriel Medina (BRA) 15.77 x Adam Melling (AUS) 6.00

BATERIAS DE SEMIFINAL
1. John John Florence (HAV) 18,73 x Adriano de Souza (BRA) 12.66 
2. Jack Freestone (AUS) 16.50 x Gabriel Medina (BRA) 14.67 

FINAL DO RIO PRO
John John Florence (HAV) x Jack Freestone (AUS)

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos