Esportes

Militares que atuarão na Copa das Confederações se apresentam em Brasília

A tropa reúne 3,7 mil homens das três Forças Armadas do Distrito Federal, de Goiás, do Tocantins e de Minas Gerais. O grupo vai trabalhar na segurança de grandes eventos esportivos em Brasília, e a primeira operação da tropa será em junho, durante a Copa das Confederações.
 
Além de apoiar operações nas ruas durante o evento esportivo, a Força Planalto vai atuar em ações antiterrorismo e de defesa cibernética, e também na proteção de estruturas de água, energia, telecomunicações e transportes, de acordo com comandante militar do Planalto, general Gerson Menandro.
 
As Forças Armadas, segundo o general, estão prontas para auxiliar os órgãos civis nas operações de segurança dos grandes eventos, mas de forma colaborativa. “As forças estão à disposição, mas sempre integradas aos órgãos de segurança pública. Não há protagonismo de ninguém. Cada um tem sua vocação natural, aquilo que lhe é mais competente. Temos protocolos operacionais conjuntos e esse protocolo define quem é responsável por cada risco”, avaliou.
 
Os militares do grupo estão em treinamento desde o ano passado e na última semana intensificaram as atividades, com simulações nos locais onde atuarão durante a Copa das Confederações.
 
Além da apresentação da Força Planalto, a cerimônia da troca da bandeira também teve a participação de alunos do Colégio Militar de Brasília. O hasteamento da bandeira foi acompanhado pela banda do Batalhão da Guarda Presidencial e pela tradicional salva de 21 tiros. Um problema técnico impediu a subida completa da bandeira, mas foi resolvido antes do fim da solenidade.
 
A bandeira de 286 metros quadrados, hasteada na Praça dos Três Poderes, é trocada no primeiro domingo de cada mês em solenidade aberta ao público.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos