Cidades

Milhares participam de manifestação no centro de Cuiabá contra corte na educação

Milhares de pessoas participam da manifestação contra o corte de verba da educação no centro de Cuiabá. Os manifestantes ocupam a praça Alencastro depois de passeata, de ida e volta, pela avenida Getúlio Vargas, no centro da capital. A Polícia Militar fala em 5 mil pessoas, a organização da manifestação, em cerca de 10 mil.

Conforme a assessoria de imprensa da PM, 25 policiais acompanham a manifestação e até às 17h não havia registro de confusão ou briga.

Com bandeiras e faixas com frases de ordem, eles cobram revisão do corte de 30% do orçamento de universidade e institutos federais anunciado pelo MEC (Ministério da Educação). Além de professores e estudantes, do ensino superior e médio, simpatizantes da causa acompanham a manifestação.

A Adufmat (Associação dos Docentes da UFMT) organiza o protesto em adesão ao movimento nacional de greve da educação; no Estado, professores da Unemat (Universidade Mato Grosso) também aderiram à agenda, somando protesto contra a reforma da Previdência.

A Adufmat diz que o corte já feito pelo ministro Abraham Weintraub vai inviabilizar o funcionamento dos campi da UFMT e pode levar à suspensão das aulas a partir do início do próximo semestre. As atividades afetadas, segundo estimativa da reitoria, vão curso de graduação, extensão até as pós-graduações.

Paralelamente às manifestações pelo País, o ministro Weintraub participou de audiência na Câmara dos Deputados para explicar os motivos dos cortes. Ele disse estar aberto a diálogos para discutir a situação de universidade e institutos federais e manteve a posição de que o que o governo está fazendo é contingenciamento e não corte no orçamento.

A convocação de Weintraub, que o obriga a comparecer à comissão geral, foi aprovada pelos parlamentares ontem (14), por 307 votos a 82. 

 

Leia mais

{relacionadas} 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.