Cidades

Mil pessoas serão beneficiadas em 1º Mutirão de Exames e Consultas

Cerca de 1.000 pessoas serão beneficiadas pelo 1º Mutirão de Exames e Consultas Especializadas que será realizado pela Central de Regulação do Sistema Único de Saúde da Capital, neste sábado (03), das 8h às 18h, no Centro de Especialidades Médicas (CEM). O evento contará com o apoio do Hospital Municipal São Benedito, MEDCLIN – Imagem e Laboratório, Diag Rag e AFIP Medicina Diagnóstica. Serão contempladas as especialidades de cardiologia, oftalmologia, urologia, tomografia, ultrassonografia, densitometria óssea, raios-X e mamografia.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo a ação faz parte de uma série de medidas de impacto que estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para oferecer humanização e, sobretudo, celeridade e transparência às 58.036 pessoas que aguardam por consultas especializadas e ainda às 130.783 por exames.

Outro objetivo segundo ela é apurar o real quantitativo da fila e combater o índice de absenteísmo (pacientes que não comparecem aos procedimentos marcados) que chega a 62%.  “Parte dessas pessoas já tiveram a solicitação autorizada e marcada, mas não compareceram. Como a Central possuía imensa dificuldade de contato, o número de absenteísmo foi ficando cada vez maior. Diante disso, nossa primeira medida emergencial de reestruturação da Central é liquidar as filas de espera e dar resolutividade para os casos de saúde paralisados. E faremos isso com o Mutirão. É só o começo, outras ações também estão sendo realizadas para humanizarmos e darmos transparência a todos os serviços ofertados pela Central de Regulação", explicou Elizeth Araújo.

A secretária adjunta de Planejamento e Operações, Dúbia Beatriz Oliveira Campos ressaltou que para a triagem dos participantes, a SMS reestruturou a recepção, que passou a contar com profissionais ‘acolhedores’ e  assistentes sociais e investiu em equipamentos e logística de ‘call center’, com o intuito de alcançar o máximo de contatos possíveis. “Com essas mudanças fizemos uma força-tarefa para buscar o perfil que seria atendido neste mutirão. Os trabalhos foram de 09 de janeiro a 20 de fevereiro onde conseguimos realizar 30.045 ligações e desta triamos 1.000 com o perfil das especialidades que serão ofertadas”, disse.

ABSENTEÍSMO

De acordo com a coordenadora, Lileine Lúcia da Silva mais 500 pessoas poderiam ser beneficiadas neste mutirão caso tivessem sido encontradas. “Das 30.045 ligações realizadas apenas 16.543 obtiveram sucesso. Ou seja, quase 50% dos telefones informados nos cadastros dessas pessoas não estão mais disponíveis. Esse fato foi constatado pelo nosso call center, pois das ligações sem sucesso, boa parte deu caixa postal e outra não atenderam as chamadas. Na prática, foi isso o que aconteceu com essas 500 pessoas que poderiam ser beneficiadas pela 1ª edição do mutirão”, enfatizou a coordenadora.

O superintendente da Central de Regulação, Hércules Castilho informa que essas pessoas que estão com essas modalidades de consultas e exames pendentes devem procurar a Central ou ligar nos telefeones (65) 3616 – 9149 ou 9146 para atualizar o cadastro e serem inseridas no próximo mutirão. “A intenção da SMS é seguir a fila por ordem cronológica, mas para isso, as ligações precisam ter retorno do paciente a fim que o mesmo, compareça às ofertas disponíveis. Por isso, convocamos a todos que estejam com procedimentos pendentes para que compareçam na Central e atualizem os cadastros. Como índice de absenteísmo é grande, apenas com essas força-tarefas conseguiremos conhecer a demanda real e atender com o máximo de celeridade todas as solicitações da nossa unidade”, finalizou.  

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.