Cidades

Microsoft visita Tribunal de Justiça de Mato Grosso

Foto: Ahmad Jarrah / Circuito MT

Representantes da Microsoft Brasil estiveram em Cuiabá nesta quarta-feira (14.10) para se reunir com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Há oito anos, a Microsoft é parceira do órgão e no ano passado implantou o sistema de Bussiness Intelligence (BI), que se tornou referência para outros tribunais do país.

“Nós viemos reforçar nossa atuação no Tribunal de Justiça de Mato Grosso e informar ampliar ainda mais esse processo e, inclusive, discutir novas possibilidades de projetos e de melhorias no atendimento local”, pontuou o representante da Microsoft, Anderson Gaspar.

O BI, em português "Inteligência de Negócios", é um conjunto tecnologias e metodologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para a tomada de decisões estratégicas. O software não só reuniu as informações processuais, como as organizou para que facilitasse o acesso e envio ao CNJ. 

O resultado foi um diagnóstico mais preciso que auxiliou o tribunal a promover melhorias na gestão e consequentemente, mais celeridade no atendimento ao cidadão. De acordo com o Relatório “Justiça em Números” a taxa de congestionamento, que mede o percentual de processos em tramitação, reduziu de 74,92% em 2013, para 71% em 2014. O levantamento também apontou que o judiciário mato-grossense passou de 22º lugar no ranking dos tribunais para 16º, em qualidade de gestão segundo o Conselho Nacional de Justiça.

“Com o BI nós conseguimos ter um bom diagnóstico da nossa realidade, saber quais são os nossos pontos fortes e pontos fracos e, principalmente, saber para onde queremos ir”, disse o juiz auxiliar da presidência, João Thiago Guerra.

O reconhecimento do BI também ganhou proporções mundiais neste ano. Em julho deste ano, o caso do TJ ganhou destaque no Worldwide Partner Conference, WPC Awards, premiação da Microsoft a soluções inovadoras de seus parceiros.

Durante a reunião, o diretor geral da Allen Mato Grosso, responsável pela implantação do BI, Antonio Fernando Ribeiro Pereira, lembrou que o maior ganho foi para o estado. “O sistema foi todo desenvolvido por profissionais de Mato Grosso, pois valorizamos e acreditamos no talento e na dedicação dos profissionais locais”.

“Nossa intenção é ajudar o tribunal a entregar um melhor serviço para o cidadão. O TJ-MT recentemente evoluiu muito no ranking dos tribunais, melhorou a taxa de congestionamento processual e a tecnologia do BI é parte disso. Reforçar essa parceria e nos colocar a disposição para novos projetos foi um dos objetivos dessa reunião”, disse o sócio diretor da Allen, André Escandura.

E a parceria deu tão certo que o sistema do judiciário mato-grossense virou referência em outros tribunais estaduais. 

Atualmente, a Allen está implantando o mesmo sistema no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), além de desenvolver outras soluções tecnológicas para órgãos como o Ministério Público do Estado, Assembleia Legislativa, Sefaz-MT, Seduc-MT, Sema-MT, Amaggi, Fiemt, Sebrae-MT, entre outros.

A ALLEN

Desde sua fundação, há 25 anos, a Allen se destaca no mercado de Tecnologia da Informação nacional. Especializada em licenciamento de softwares e serviços em TI, está entre as maiores revendas da América Latina, atendendo 20 mil clientes. A empresa conta com escritórios em 10 cidades: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.