Os touchscreens táteis foram construídos para permitir que os usuários tenham sensações como a do clique de um mouse, mas ao tocar na tela. Desenvolvido pelo pesquisador Hong Tan, da Microsoft Asia, o recurso é capaz de fazer, por exemplo, com que a pessoa sinta o peso virtual das pastas (conforme o seu número de arquivos) ao arrastá-las no visor.
É muito, muito legal. É pegar um pequeno pedaço de vidro e fazê-lo ser algo diferente. É quase como mágica, diz o desenvolvedor.Segundo ele, o projeto foi criado para proporcionar aos usuários uma experiência multisensorial, que difere dos mecanismos de interação bidimensionais existentes até hoje. Para isso, eles aplicaram voltagem à superfície do display, o que cria uma fricção entre os dedos do usuário e a tela.
Em outubro, a Disney Research criou um projeto parecido, usando um algoritmo para telas touchscreen 2D que modificava a fricção entre os dedos dos usuários e a tela para adicionar sensações físicas ao que ele estava assistindo. No entanto, ambas as tecnologias ainda estão apenas em um estágio inicial e não têm previsão de chegarem a dispositivos finais por enquanto.
TECHTUDO