Lançado em 2009, o Windows 7 vê seu ciclo chegar ao fim nesta sexta-feira (31), em pleno Halloween (Dia das Bruxas) após a Microsoft interromper as vendas do software para fabricantes de PCs. Entram no pacote as versões Home Basic, Home Premium e Ultimate. O Windows Professional é o único que permanece no mercado, mas o fim do suporte oficial também está próximo.
Em outubro de 2013, a desenvolvedora de softwares já havia parado de vender todas as versões do Windows 7 para o consumidor final. O que muda agora é que não haverá mais computadores à venda com o sistema original pré-instalado – a não ser que se trate de estoque antigo ou das poucas unidades com a versão Professional.
Não demorará também até que todas as variantes do Windows 7 tenham o suporte suspenso. A Microsoft planeja parar de liberar as principais atualizações para o sistema já a partir do mês de janeiro, apesar de garantir updates de segurança até 2020. A esperança da fabricante do Windows é de que o calendário de descontinuação encoraje mais usuários presos em versões antigas a fazerem upgrade o mais rápido possível.
A interrupção de vendas do Widnows 7 marca o enfoque definitivo da empresa na geração mais recente estreada com o Windows 8. Liberado em outubro de 2012, o SO já foi substituído pelo Windows 8.1 no ano seguinte, este que deve, por sua vez, dar lugar ao aguardado Windows 10 em 2015.
Via Venture Beat