Mundo Tecnológico

Microsoft dribla EUA e economiza US$ 30 bilhões em impostos

 
A informação consta num relatório anual da Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA divulgado pelo International Business Times nesta sexta-feira, 22.
 
De acordo com a Microsoft, os impostos não foram pagos porque os lucros são provenientes de unidades não americanas da companhia. O dinheiro era recebido e reinvestido nessas empresas locais, sem interferência da filial norte-americana.
 
Mas peritos fiscais discordam, argumentando que os dados da Comissão revelam que na verdade a Microsoft tem usado paraísos fiscais para não ter de gastar com taxas governamentais americanas.
 
Em 2012, o Senado concluiu em investigação que a companhia usa filiais em outros países para reduzir suas contas fiscais. Por exemplo, enquanto boa parte das pesquisas de desenvolvimento é realizada nos EUA, os direitos de lucro pela propriedade intelectual gerada ficam no exterior.
 
À época, um senador chegou a dizer que a Microsoft devia aos cofres públicos US$ 0,47 a cada dólar das receitas com vendas de produtos no país. Ou seja, mesmo com o desenvolvimento, a venda e a clientela localizados nos EUA, o governo recebia metade do imposto gerado.
 
Olhar Digital 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados