Fotos: Internautas
Motoristas dos micro-ônibus de Cuiabá, realizam um buzinaço pelas ruas neste sábado (8). A manifestação ocorre para tentar chamar a atenção do prefeito Emanuel Pinheiro, quanto à retirada de alguns veículos de circulação há dois meses.
Ao Circuito Mato Grosso, o Chefe de Operações, Fernando Jorge informou que cerca de 30 veículos estão circulando pelas ruas fornecendo transporte gratuito aos passageiros, para tentar “tocar” o coração do prefeito.
“Só ficamos sabendo da manifestação hoje cedo, quando eles saíram da garagem e nos informaram que estariam realizando o buzinaço pela cidade. É, segundo eles, uma forma de tentar um acordo com a Prefeitura, uma vez que eles estão preocupados com a possível interdição de mais veículos”, explicou Fernando.
De acordo com o Chefe de Operações, é um direito deles se manifestarem, já que são pais de família e estão preocupados com o futuro de seus empregos. “Não fomos informados de nada até hoje cedo. Tentamos negociar com eles pedindo que voltem com os veículos para a garagem, mas não conseguimos negociar. Parece que estão com uma pessoa lá, que a gente desconhece, que está em contato direto com o prefeito”.
Fernando contou ainda que não se sabe até quando o manifesto durará. A previsão é de que as corridas gratuitas continuem acontecendo, principalmente à noite, devido às comemorações do aniversário da cidade. Devido ao feriado deste sábado, o número de veículos está reduzido.
Entenda o caso
Cerca de oito veículos encontram-se lacrados no pátio do Sindicato das Empresas de Transporte Alternativo de Cuiabá e Várzea Grane (Seta), após a prefeitura assumir o compromisso de se abster de conceder novas permissões, como autorizações e ordens de serviços e renovação daquela já concedidas, sem prévia licitação para exploração do serviço.
As cláusulas constam no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado através da 6ª Promotoria de Justiça Cível, para disciplinar este tipo de transporte na Capital.