Mais do que um mês marcado por baixas temperaturas, julho, em Mato Grosso, ainda reserva bons eventos celestes para aquecer as mentes de experiências diferentes ligadas ao conhecimento do cosmos. É o caso da chuva de meteoros Delta Aquarídeas, cujo pico ocorre dia 29 de julho e será facilmente vista em Chapada dos Guimarães. Por ser uma efeméride astronômica interessante é que astrônomos amadores de várias cidades de Mato Grosso e de São Paulo organizam, nessa data, um evento chamado “Encontro de Telescópios”, na pousada do Mel. O local foi escolhido por ser adequado para a observação devido à baixa poluição luminosa.
Um dos organizadores, o engenheiro agrônomo e também astrônomo amador da cidade de Querência, Cácio Winter, explica que o evento tem sido promovido, anualmente, em julho nos últimos três anos e cresce a cada edição. Neste ano já conta com a confirmação da presença de vários astrônomos amadores e a procura de mais pessoas que têm curiosidade de ver os astros pelos telescópios.
O Encontro é aberto ao público e gratuito. O custo é apenas da Pousada, no caso de o participante também querer fazer trilha durante a tarde de sábado na pousada e/ou alimentação. “No local serão disponibilizados ao público binóculos além de telescópios, instrumentos pelos quais poderão ser visualizados planetas, galáxias, nebulosas e detalhes da Lua e aglomerados estelares e teremos amostras de meteoritos para expor”, informou Winter.
No facebook o link do evento pode ser acessado AQUI.