Uma metalúrgica portuguesa, que fica em Itajaí, no Vale, anunciou a demissão de 450 dos 540 trabalhadores da instituição, segundo a reportagem do RBS Notícias desta quarta-feira (18). Em um vídeo, o funcionário da empresa de Itajaí, no Vale, mostra o momento em que um representante do grupo português Amal Construções Metálicas anuncia demissões.
Conforme ele, o anúncio foi feito na manhã desta quarta (18) na volta das férias coletivas iniciadas no final de janeiro. O empregado diz que a estimativa é de que 80% a 90% dos funcionários da companhia sejam demitidos.
Segundo a presidência da Amal, a empresa conta com 540 empregados e deve demitir 450 deles até esta quinta-feira (19). À RBS TV, o presidente da companhia no Brasil, Sandro Picchio, disse que o corte ocorre porque a empresa que terceiriza o serviço vai assumir uma das obras que estavam sendo feitas em Santa Catarina.
Picchio não quis gravar entrevista, mas segundo ele, dois projetos estão parados desde final de janeiro em Itajaí e existe a possibilidade de encerramento total das atividades.
Apreensão
De acordo com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e da Construção Naval, o setor emprega até 12 mil pessoas em Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte.
Conforme o presidente da entidade, Oscar João da Cunha, todas as empresas da região trabalham de forma indireta ou diretamente para a Petrobras. As maiores empresas em operação chegaram a investir R$ 600 milhões para se instalar nas duas cidades.
Cunha explicou que o momento é de apreensão no setor, em Santa Catarina, e em outros estados, como Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Fonte: G1