Cidades DESTAQUE 2

Mesmo com tempo quente e seco, MT tem alerta de perigo para tempestades nos próximos dias; veja orientações

A chegada da temporada de chuvas em meio ao tempo quente e seco registrado no estado nas últimas semanas faz com que especialistas acendam o sinal amarelo para o risco de temporais. De acordo com a meteorologista Ana Paula Paes, consultora da Energisa, a virada do tempo é iminente. “Nesse período do ano que estamos passando do período seco para o chuvoso a atenção tem que ser ainda maior pois a atmosfera está bastante aquecida e qualquer entrada e umidade tem possibilidade de formar tempestades”.

A meteorologista ainda explica que há previsão de chuva para os próximos dias. “Para essa semana a tendencia indica que as áreas com ocorrências de chuva devem ficar mais ampla e a chuva deve vir mais intensa. Principalmente no extremo noroeste e oeste do estado”, explicou.

Os fortes ventos já atingiram algumas regiões de Mato Grosso, principalmente no norte do estado, onde chegou a 100 km por hora. Em menos de uma semana mais de 160 postes foram derrubados no estado por conta da força dos ventos.

A Energisa está tomando medidas preventivas e orientando os clientes a se prepararem para possíveis impactos no serviço durante o período de instabilidade climática.

“Nós estamos atentos 24 horas por dia com o monitoramento do clima. Havendo o risco de temporal, a gente já entra em sobreaviso, facilitando na mobilização das equipes”, explicou o gerente de operação Anderson Rodrigues.

Em caso de rajadas de vento, a recomendação é:
• Não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas;
• Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
• Evitar locais abertos como campos de futebol;
• Não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
• Desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades;
• Não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos;
• Não utilizar alimentos e água atingidos pela inundação ou pelo alagamento;
• Não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, em córregos ou ruas.
Já em casos de transtornos envolvendo acidentes e riscos de vida, a recomendação é entrar em contato com a própria Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros.
A orientação da empresa à população é que entre em contado com a Energisa em caso de necessidade de atendimento pelos canais de atendimento oficiais. Além disso, ao ver algum cabo partido, nunca toque nele. Isole a área para evitar acidentes. E em caso de raios e áreas alagadas, evite o tráfego sem o devido treinamento.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.