Hoje assistindo a um vídeo do psicólogo Sérgio Felix, da série Autoimagem, ele sugere duas atividades importantes na construção da autoimagem. “Faça um lista das conquistas, dos méritos, habilidades, o que você tem de bom, o que você aprendeu ao longo da vida, esse exercício abre portas para aquilo que queremos conquistar, porque não basta ter méritos, é necessário reconhecê-los, dar o devido valor. Inclua também aqueles méritos que você adquiriu quando passou por experiências muito traumáticas, e que normalmente são esquecidos, mas ao esquecer essa experiência invalidamos os méritos que surgiram a partir desse episódio. A outra lista é sobre culpa, inclua aquilo que você se sente culpado e como se sente diante disso. Toda pessoa que se sente culpada procura punição.
Quando a pessoa se sente culpada ela não procura algo positivo, ao contrário, ela busca situações em que ela se sinta castigada. Coloque uma lista ao lado da outra e trace relações entre uma e outra, medite, reveja e, especialmente faça perguntas, por exemplo ‘será que realmente eu preciso me sentir culpada por aquilo?’ e quando analisando as habilidades, ‘será que eu já não mereço ganhar esse prêmio?’ ”.
Construir uma autoimagem saudável é um dos critérios fundamentais para o sucesso afirma Tania Kotsos. Uma autoimagem sólida, ancorada na integridade pessoal, é uma das bases mais poderosas na qual conscientemente se cria um futuro feliz. Sucesso sem uma autoimagem saudável pode ser comparado a uma casa sem fundações sólidas, que pode ser destruída pelo mais leve dos ventos.