DESTAQUE 4 Internacional

Mercosul se reúne nesta quinta com crise entre Venezuela e Guiana e às vésperas da posse de Milei

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comanda nesta quinta-feira (7), no Rio de Janeiro, a 63ª edição da reunião de cúpula de chefes de Estado dos países do Mercosul. O bloco é composto por Brasil, ArgentinaUruguai e Paraguai.

O encontro, no qual Lula passará a presidência semestral do grupo ao Paraguai, ocorre em meio à crise entre Venezuela e Guiana e três dias antes da posse de Javier Milei como presidente da Argentina. Na eleição, Milei derrotou Sérgio Massa, candidato governista apoiado por Lula.

As negociações para rever trechos do acordo entre os blocos sul-americanos e europeu devem se arrastar. Lula pretendia anunciar a conclusão das tratativas durante a reunião desta quinta – em visita à Alemanha, o presidente afirmou que vai insistir no acordo.

A agenda prevê uma reunião entre os presidentes dos países do bloco no Museu do Amanhã, pela manhã, seguida de almoço e de outra reunião. O segundo encontro terá a presença dos chefes dos membros plenos do grupo, países associados e convidados.

Singapura

Na reunião desta quinta será assinado o acordo comercial entre o Mercosul e Singapura. O acordo será o primeiro do bloco com o país asiático, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

Para entrar em vigor, o acerto ainda terá que ser confirmado pelos parlamentos dos países incluídos. O acordo busca ampliar os fluxos comerciais e dar maior previsibilidade e melhores condições para investimentos.

O governo brasileira estima que o acordo possa representar um aumento de R$ 28 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil até 2041, além de R$ 49,1 bilhões a mais no fluxo comercial.

O Brasil exporta óleos combustíveis, carne suína, bovina e de aves, além de ferro para Singapura.

Segundo o governo, Singapura se comprometerá a zerar tarifas para todas as exportações do Mercosul, que, por sua vez, vai liberar tarifas de importação de 95,8% da produtos importados de Singapura.

Bolívia

O governo brasileiro informou que também está prevista para esta quinta a promulgação do protocolo de adesão da Bolívia ao Mercosul.

G1

Agência de Notícias

About Author

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que