Mercedes-Benz é acusada de ter dispositivo fraudulento (Foto: REUTERS/Michaela Rehle)
A Mercedes-Benz foi acusada na quinta-feira (18) em um caso judicial pela venda de automóveis a diesel nos Estados Unidos que emitem níveis de óxido de nitrogênio superiores ao autorizado e por ocultar esse mecanismo ao órgão regulador do setor.
Apresentada em uma corte federal no estado de Nova Jersey, a ação coletiva relaciona 14 modelos de automóveis fabricados pela empresa do grupo Daimler, que conteria a tecnologia fraudulenta.
De acordo com o texto da ação, as declarações da Mercedes de que sua tecnologia diesel chamada "BlueTEC" é a "mais limpa do mundo" são "enganosas e falsas".
"A Mercedes programou seus veículos BlueTEC para que desabilitem o sistema de redução de óxido de nitrogênio, quando a temperatura ambiental cai abaixo dos 10°C", o que produz emissões 19 vezes mais abundantes do que o limite nos Estados Unidos, alcançando, em alguns casos, um nível 65 vezes mais alto, acrescentou a demanda.
Um porta-voz da Mercedes disse que a ação não tem fundamento. "Estamos revisando os documentos e nos defenderemos", declarou o porta-voz. "Achamos que a demanda não tem mérito", completou.
Fonte: G1