Mix diário

Mercado Livre demite 119 pessoas na América Latina, sendo 38 no Brasil, após avanço da IA

******* ATENÇÃO ************ ATENÇÃO ************* ATENÇÃO *****

Atenção senhor (a) editor (a): esta retranca substitui a anterior, enviada às 7h16, que continha uma incorreção no quarto parágrafo. A informação de que os funcionários do Mercado Livre que permanecerem na empresa terão acesso a novos recursos de IA e de que se espera que designers incorporem tarefas antes exercidas por escritores de UX não foi comunicada oficialmente pela companhia. Trata-se de apuração própria do repórter. Segue o texto corrigido.

***************************************************************

O Mercado Livre demitiu 119 funcionários na América Latina, sendo 38 no Brasil, com o avanço da tecnologia e integração da inteligência artificial (IA) em processos da empresa. As demissões ocorreram na última quinta-feira, 8, quando os funcionários foram chamados para reuniões de última hora.

Em nota, a companhia informou que está “evoluindo os perfis” na área de experiência do usuário (UX), para ser integrada “de forma mais eficaz” com as áreas de design e conteúdo e “fomentar estruturas mais ágeis e colaborativas”.

O Mercado Livre alega que as demissões são pontuais e não alteram a estratégia de crescimento no Brasil nem na América Latina. A empresa afirmou ter feito 42 mil contratações na América Latina em 2025 para diversas áreas.

Os funcionários que ficaram terão acesso a novos recursos de IA, e espera-se que os designers incorporem algumas das tarefas antes exercidas pelos escritores de UX.

O Mercado Livre já utilizava funções de inteligência artificial como análise de risco, detecção de fraudes e sistemas de recomendação há dez anos, mas recentemente começou a integrá-la também no cotidiano dos trabalhadores de UX, que passaram a receber treinamento e ter que prestar contas de como a utilizavam para o acompanhamento dos chefes.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve