Mix diário

Mercado aéreo brasileiro deve mais do que dobrar nas próximas duas décadas, prevê Airbus

O mercado aéreo brasileiro deve mais que dobrar ao longo das próximas duas décadas, segundo a Previsão de Mercado Global (GMF) 2025-2044 da Airbus. O tráfego de passageiros deve aumentar 145% no País, subindo de 108,5 milhões de passageiros em 2024 para 266,3 milhões em 2044.

A expansão será impulsionada pelo crescimento econômico e da classe média, assim como pelo aumento da conectividade doméstica e internacional. Nesse cenário, as viagens per capita devem subir de 0,5 para 1,1.

O tráfego doméstico deverá registrar o maior crescimento, com 149%. Na sequência, aparecem o tráfego Brasil-América Latina, com avanço de 145%, e o internacional, com 121%.

Para lidar com a demanda crescente, o número de aeronaves comerciais que atendem o Brasil (companhias aéreas nacionais e estrangeiras) precisará crescer 122%, ainda segundo o levantamento da fabricante.

América Latina

A tendência de expansão é vista também regionalmente. A Airbus projeta que o mercado de serviços de aviação na América Latina e Caribe deve dobrar, passando de US$ 8,3 bilhões para US$ 17,6 bilhões até 2044.

“Esse crescimento acelerado está fundamentalmente ligado à expansão e renovação da frota”, destaca a fabricante. Até 2044, a frota da região quase dobrará, chegando a 2.750 aeronaves. Esse aumento será impulsionado por 2.660 novas entregas, com forte foco em aeronaves de corredor único.

A expansão passa também pelo desenvolvimento da mão de obra. Nos próximos 20 anos, a região precisará de 132 mil novos profissionais qualificados para atender esse crescimento. O número inclui 42 mil técnicos, 35 mil pilotos e 55 mil comissários de bordo.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve